Hoje preparei um conteúdo realmente de qualidade, apesar de ser um tema mais genérico, irá ajudá-lo em vários aspectos. Hoje falaremos sobre como montar uma fábrica.
Por ser um conteúdo mais direto, ele é direto ao ponto e vai sem dúvida te ajudar. Caso você queira se especializar melhor no assunto eu aconselho que após ler este artigo, confira também meus artigos, como montar uma confecção de jeans e como montar um projeto de fábrica de roupas.
São dois artigos bem completos que abordam muito bem este tema que está extremamente em alta no mundo industrial.
Montando uma fábrica
A primeira coisa que você precisa saber antes de montar uma fábrica é qual será o seu produto e em qual mercado você quer atingir.
Como descobrir qual produto trabalhar e o que precisa na fábrica para trabalhar este produto?
Existe vários caminhos a serem seguidos, porém um que eu acho muito assertivo é já de imediato colocar um setor de engenharia do produto.
Outra dica top que eu acho muito boa é não alugar um lugar maior do que o que você já tem, trabalhe com mezanino, que é um segundo andar mais aberto.
Como os galpões têm um pé direito alto, é bem comum vermos este conceito de mezanino. Ai em um dos andares ficam as máquinas da confecção e no outro a área administrativa.
Se você só quer desenvolver o produto, pilotar e cortar ele, então você vai trabalhar com as facções, terceirizando sua produção.
Se você vai trabalhar em uma confecção, você terá que ter o corte, costura e acabamento, todos dentro da sua fábrica.
Também pode ser uma boa ideia você ter uma área para estoque, onde você irá armazenar matéria-prima e produto acabado.
As empresas de private label fazem todo o processo para você, te entregando o produto pronto e embalado, enquanto outras empresas usam o modelo crossback.
Neste modelo você passa a matéria prima para essas empresas e elas fazem o restante do processo, porém sem comprar a matéria-prima.
Dessa forma acaba ficando mais barato para você que está terceirizando e pode ser um diferencial bom na hora de contratar.
Mercado que será atingido
Por que é importante saber o mercado que será foco da sua produção?
Simples, para você saber qual será sua mão de obra qualificada para aquele produto. Essa mão de obra varia de acordo com o produto, se for tecido, malha, é parte de cima, de baixo?
É muito importante você ter total domínio dessa parte, aqui é a base da sua confecção.
Produtos simples e complexos de Como é Montar Uma Fábrica
Outra dica que é matadora para os empreendedores é em relação aos produtos complexos.
Sabe aquele produto complicado, difícil, que toma muito tempo da sua equipe? Então, eu aconselho que você faça este produto de forma externa.
Dessa forma você terá um lead time satisfatório no produto mais fácil e o custo de produção ficará muito interessante.
Mas quando eu falo de fazer de forma externa não é só entregar para uma facção e falar “Se vira aí”.
Não faça isso, meu leitor. Você precisa acompanhar, senão você vai ter surpresas inesperadas pelo caminho.
Terceirização não é para qualquer um. É uma parceria que precisa ser acompanhada, senão a qualidade e o prazo de entrega vão lá para o chão.
Por fim, a última dica que também é matadora. Desenvolver profissionais polivalentes através da famosa escolinha.
Aproveite este início da sua confecção para treinar seus funcionários. Em 4 a 5 meses você já terá uma equipe muito bem instruída que irá ser um verdadeiro diferencial no mercado.
Como eu disse, assunto direto para ajudar vocês. Todas as dicas rápidas, práticas e na sua mão para você implantar imediatamente.
Espero que você tenha gostado deste conteúdo sobre como montar uma fábrica e vá lá colocar a sua para rodar!!