Sim, vamos nos aprofundar em um tema muito importante para todos os empreendedores. Provavelmente ainda não tiraram seus planos do papel, estão esperando um cenário um pouco melhor e como estamos no inicio de Março ainda não houve tempo para avaliar todas as situações. O tema de hoje vai te ajudar a dar aquele sprint inicial que vai alavancar sua empreitada. Esse conteúdo era muito aguardado Montar uma Fábrica de Roupas .
Este conteúdo tem como objetivo criar dois diferentes modos de se enxergar um projeto para montar uma fábrica de confecção. Ambas são muito eficientes para que se possa dar inicio a seu projeto, sendo que, qual vertente escolher depende de você e da condição que você se encontra.
Vertentes
A diferença entre as duas é bem básica, como vocês poderão ver, aliás, indiretamente não há diferença nenhuma, só mesmo a velocidade e o grau de especificidade. Apreenda de fato Montar uma Fábrica de Roupas .
Enquanto que uma vertente é você adquirir uma fábrica já com o galpão, a outra é você adquirir uma fábrica sem o galpão e partir do layout 0 para executar todo o modelo conforme você desejar.
Este conteúdo também pode ser identificado como plano de negócios. É um pouco irônico, mas é essencial que seja feito esta pesquisa antes de abrir um novo negócio.
Enfim, vamos falar sobre estas vertentes logo que você provavelmente está ansioso para saber mais sobre o que é isso tudo.
Vertente 1 – Layout 0
A grande desvantagem desta solução é seu custo excessivo, sua elevada trabalhosidade e principalmente o fato de que ela necessita de um período maior para começar a gerar os lucros.
Claro, todas estas desvantagens são compensadas pela sua ENORME vantagem: Sua flexibilidade construtiva. É estranho, mas os maiores líderes industriais sempre escolhem esta opção ao invés da mais barata e rápida.
O grande segredo para esta vertente fazer tanto sucesso é a possibilidade de você se reunir com os engenheiros e arquitetos e juntos projetarem a estrutura de montagem de galpão. Esta construção em conjunto permite que o espaço físico da sua confecção seja personalizado para atender ao perfil que você deseja.
O ruim mesmo é que vai levar um tempinho para projetar e mais outro para construir com todos os sistemas (hidráulico e elétrico). Depois de tudo pronto você precisará de outros 4 a 6 meses para montar um grupo de costura, atualmente o mais complicado de todo o processo.
Vou explicar sobre a segunda vertente e já retomo sobre este tema do grupo de costura, senão vai ficar um pouco confuso.
Montar uma Fábrica de Roupas (Vertente 2 – Layout Pronto)
Sim, este modelo consiste em você montar seu negócio a partir do galpão pronto. Mais rápido, mais lucrativo, porém menos flexível sobre a estrutura.
Para você ter uma ideia, a prefeitura estimula que você crie seu negócio e gere empregos na cidade. E acredite em mim, os estímulos são bem interessantes, primeiramente ela te fornece o galpão pronto.
Se isso já não fosse muito bom, você é totalmente isento do IPTU por um período de 5 anos. Sim, é uma economia considerável, vale a pena avaliar se sua fábrica precisa de um layout muito específico ou se é possível se adaptar com um modelo genérico pré-fabricado.
Montar uma Fábrica de Roupas (Projetando seu galpão…)
Claro, se você escolher a segunda opção pode iniciar imediatamente o treinamento dos funcionários para dar inicio ao seu negócio, mas caso não optou por este caminho saiba que você ainda sim terá sua isenção de IPTU por 5 anos, mas terá de bancar o projeto do seu galpão.
A construção de galpões é uma obra rápida, principalmente se forem metálicos e não há muito com o que você se preocupar neste quesito. Sua verdadeira preocupação deve ser com todos os espaços que você precisa.
Eu costumo sugerir que na sua fábrica/facção tenha um espaço destinado ao lazer de seus funcionários. Parece bobo, mas vai melhorar sua produção e desestressar seus funcionários. Se você deseja um selo ABVTEX não poderá deixar de ter um espaço destes.
Também é legal que se tenha um bicicletário e até mesmo que compre ou alugue um ônibus para seus funcionários. Muitas vezes em cidades do interior não existe um transporte de ônibus consistente e pagar vale transporte para seus funcionários é caro para você e desconfortável para ele. Não, estimule-o a ir de bicicleta ou utilizar o ônibus particular da fábrica/facção. Faça as contas, verá que comprar um ônibus é mais barato a longo prazo do que pagar mensalmente o vale transporte que muitas vezes é cansativo para seus funcionário.
Claro, não se esqueça de um espaço para estacionamento para seus funcionários utilizarem carro caso desejarem, você precisa garantir que eles se sintam aceitos na fábrica/facção, deste modo a qualidade e produtividade irão aumentar e sua empresa se tornará mais forte.
Para a parte interna do seu galpão, pense em absolutamente TUDO, pense em cada detalhezinho, pois qualquer coisa que você esquecer sairá caro depois.
As principais coisas a serem determinadas são:
- Localização de Mezaninos;
- Onde ficará as maquinas de corte;
- Layout do maquinário;
- Onde chegará a matéria prima;
- Onde a matéria prima será estocada;
- Linha de produção;
- Máquinas de costura;
- Banheiros;
- Outros;
O engenheiro e/ou arquiteto irá projetar seu galpão seguindo suas necessidades e pode acreditar, pensando além delas. Estes profissionais estudam durante anos para saber otimizar todos os recursos e projetar estruturas resistentes e funcionais.
Acredito que o assunto esteja terminado, tudo esclarecido e nenhuma dúvida sobre este conteúdo, mas eu posso estar errado e se for este o caso, não hesite em entrar em contato comigo, pois terei o maior prazer de ajuda-lo.