Como as costureiras interferem em sua produção Cortar e costurar são tarefas essenciais numa confecção, por isso, investir em seus funcionários é tão importante quanto em infraestrutura. Olhe falar em costureiras me deixa muito bem a vontade. Então vamos para o artigo: Costureiras Interferem na Produção.
Você já imaginou que todo o seu método produtivo e todos os processos de sua confecção e facção/oficina estão diretamente relacionados às suas costureiras? Estou querendo dizer que, mesmo sem perceber, seus colaboradores diretos são os verdadeiros responsáveis pela decisão de produzir 100% internamente terceirizar a produção. Não se surpreenda com o que irei abordar neste artigo, ao invés disso, utilize este conteúdo para refletir e, posteriormente, melhorar seu empreendimento. Vamos juntos nesse artigo falar de costureiras que tem muito respeito. Está gostando Costureiras Interferem na Produção.
O que você deve buscar na hora de contratar uma costureira
Polivalência!! Sim, este é o ponto principal que você deve buscar na hora de contratar ou de desenvolver a suas costureiras na sua oficina. Ter funcionários que tem conhecimento em várias máquinas diferentes te proporciona uma flexibilidade gigantesca e permite você trabalhar muito mais a sua empresa.
Outra importante vantagem que a polivalência nos proporciona é que aquele profissional que sabe utilizar várias máquinas também tem uma melhor visão de produção. Costumamos denominar o profissional que domina quase todas as máquinas como profissional piloto ou ainda pilotista.
Este profissional será o responsável pela confecção da primeira peça que servirá de guia para o restante do lote. Também é mais fácil para um profissional com multipolaridade trabalhar com malha, um tecido bem difícil que exige maior grau de habilidade. Uma vez que o mercado atual cobra produtos com este tipo de confecção, passa a ser obrigatório em sua confecção ter profissionais que saibam fazer esta confecção.
Dificuldades ponto a ponto
Aquele profissional que sabe uma única máquina acaba por ficar ultrapassado no mercado, afinal, já acabou o tempo do ista, as confecções não buscam mais uma overloquista, mas sim o polivalente. Espero que esteja gostando Costureiras Interferem na Produção.
Profissionais que sabem trabalhar em grupo também são essenciais para uma confecção. Já comentei anteriormente nos meus artigos, uma confecção unida produz mais e se transforma em um ambiente de trabalho menos hostil.
A maior consequência de ter um profissional especializado em uma única máquina é que ele adianta algum processo, porém forma gargalos nos demais por conta do sobrecarregamento de peças para o próximo processo.
Busque profissionais que tenham um conhecimento sobre as máquinas. Não sobre o uso desta, mas sobre o aspecto técnico. A regulagem da bancada, a instalação da máquina e a completa habilidade de operar as máquinas com 100% de eficiência são características que darão muita velocidade à sua produção e facilitarão muito a vida da sua costureira.
Sempre fique atento ao nível de óleo da sua máquina, faça manutenção preventiva no equipamento e cronograme vistorias para que não seja necessária nenhuma manutenção preventiva no equipamento.
É interessante também retornar aquele conceito de escolinha para a sua facção. Ela promove o conceito de polivalência nos seus profissionais e isto é incrivelmente vantajoso para você.
Produção terceirizada
O gestor é o responsável pelo controle de todos os processos e sua função é garantir que estes sejam monitorados com eficiência. Este profissional é muito importante na produção interna, porém, em diversas situações você se deparará com a terceirização como alternativa muito viável na sua carreira.
Nestes casos o gerente deve monitorar ainda mais os processos para não ter aquela surpresa desagradável na entrega da produção por parte da empresa terceirizada. Os problemas destas entregas em geral são: prazo de entrega, baixa qualidade e erros de produção.
Como atualmente estamos vivendo uma época de carência de profissionais no mercado, é natural que mais empresas busquem também a terceirização e devemos ficar de olho se os fornecedores e os terceirizantes não estão sobrecarregados para não corrermos o risco de sermos prejudicados por excesso de trabalho.
Conclusão
Avalie com muito cuidado este assunto. Se você possui um volume de produção satisfatório, provavelmente, será mais interessante ter a gestão dos processos internamente. Para aqueles que trabalham para empresas com o selo ABVTEX, por exemplo, onde se ganha no volume, então controlar o processo interno assim como também o balanceamento e o treinamento de mão de obra polivalente pode ser mais interessante. Faça o ponto de equilíbrio para que possa saber quanto precisa produzir e quanto precisa vender para poder pagar seus custos fixos.
Por fim não se esqueça: a costureira, a mão de obra direta, produção interna e externa são fatores decisivos para ter um negócio positivo. É fundamental também que o gestor acompanhe os processos, garantindo a qualidade dos produtos e os prazos de entrega. Tem sim fatores que são negativos e tampem positivos no trato com costureiras.
Já no caso da produção externa em especial, há vantagens e desvantagens, mas existem ferramentas que garantem uma terceirização com ótimos resultados. Por exemplo, se a confecção possui produção própria e suas costureiras são polivalentes, certamente terá mais opções para executar os pedidos. Agora, se nenhuma das profissionais domina, por exemplo, a máquina reta e o cliente solicita um produto que precisa necessariamente desta etapa, então o melhor caminho será terceirizar o serviço.
Portanto, investir no aperfeiçoamento dos seus funcionários é tão importante quanto investir na infraestrutura do seu empreendimento. Trata-se de um investimento financeiro que irá trazer progresso e velocidade em seus processos de produção. Comente para conversarmos mais sobre costureiras.