Como Anda Seu Financeiro – Dr Gestão

A importãncia do Financeiro para te levar a outro patamar

Este artigo será complementar ao da semana passada que escrevi sobre as quatro principais informações que trato nas consultorias. Caso você não tenha visto confere lá que o conteúdo está muito bom. Hoje vou me aprofundar um pouco e te perguntar, como anda seu financeiro? Como está fluindo os fluxos do setor financeiro da sua empresa?

Já podemos linkar este conteúdo com o que eu sempre digo sobre o tripé de todas as empresas, que são as bases da empresa. Neste tripé temos comercial, financeiro e industrial. Ou seja, o assunto de hoje é duplamente importante.

Não só é um assunto chave que trato durante minhas consultorias como também consiste em um dos 3 pilares que mantêm sua empresa em pé funcionando.

Para quem não me conhece, sou o Dr Gestão Luiz Roberto Saraiva. Estou no ramo da confecção e vestuário a 21 anos, ajudando várias empresas de forma física e online.

Sou um verdadeiro fã e apaixonado por este setor, minha curiosidade e determinação me levou longe e agora estou aqui para ajudá-lo a superar seus obstáculos e ir longe junto comigo.

Hoje é sem dúvida o dia para eu perguntar para você sobre como anda seu financeiro. Veja bem, a maioria das pessoas dá muita atenção ao lado profissional e o lado pessoal de suas vidas e deixa completamente de lado seu lado financeiro.

Até aí o impacto gira em torno de sua vida de pessoa física. É você que se prejudica. Acredito que o verdadeiro problema começa quando essa desorganização começa a entrar no âmbito empresarial, mais precisamente no setor financeiro na empresa deste empreendedor.

Não só eu, mas muitos de vocês já estão acostumados a ver o financeiro de uma empresa se misturar com as despesas pessoais de seu dono. Tenho certeza de que meus leitores frequentes já estão craques neste assunto, mas muitos ainda não estão conscientes sobre este problema.

Mas como assim as despesas se misturam Dr Gestão? É bem simples. Se você fica retirando dinheiro do caixa da sua empresa para pagar contas da sua vida pessoal gera desorganização, gera dívidas não previstas para sua empresa.

Você fazer isso faz com que sua empresa fique doente, você agirá como um câncer matando aos poucos sua empresa. Há muitas outras opções que você pode fazer, sem cair no ciclo vicioso de sempre que precisar de uma graninha ir lá sacar na sua empresa.

Digo isso por que sua empresa não é seu banco, se você cria esse hábito, aos poucos vai crescendo e o que antes era só um “Só vou tirar um pouquinho” se torna um “mais uma vez não vai fazer mal” até que tanto você como sua empresa, seu ganha pão, estão endividados e com problemas sérios pela frente.

Mas como que pode ser feito de forma a não impactar na empresa? Simples, determine um pró-labore que será retirado mês a mês, um valor que permita sua empresa crescer e você também. Ai esta retirada através do pró-labore será sempre feita na mesma data, de forma a ter um hábito, de que funcione como se fosse seu salário.

Infelizmente é preciso separar sua vida pessoal da vida da empresa. Esse é um problema que eu vejo em muitos lugares, diversos deles que eu mesmo fui gerente ou fiz minhas consultorias.

Acredite, quando eu pergunto para você como anda seu financeiro é porque ele tem vários detalhes que pegam muitos empresários desprevenidos, meu leitor.

A segunda informação se tratando da área financeira é o famoso desembolso, muitos vendem seu produto, compram a matéria-prima e surge aquela dúvida clássica. Quando você compra matéria-prima e você a paga antes de receber o pagamento do cliente, estará gerando um desembolso de caixa e aos poucos você vai levando sua empresa para o negativo.

Se você puder trabalhar o fluxo de caixa pode ficar tranquilo que não terá esse problema.

Outros empreendedores, para driblar este problema trabalham comprando material prima 15/30 ou 30/60/90. Outras empresas trabalham com magazan especial e o método de recebimento por aquilo que entregou é ainda mais extensivo, pagando em 30/60/90/120/150.

Tome muito cuidado caso você esteja pagando a material prima, desembolsando os valores, sem ter recebido do cliente.

Outro caso muito famoso é para quem trabalha com e-commerce. Pagam a matéria prima com um prazo de 15 a 30 dias, que não tem nada de errado com isso. Porém você ainda vai utilizar essa matéria prima para produzir para depois vender para seu cliente. Dessa forma seu desembolso é enorme antes que receba do cliente.

Por este motivo, não fique triste agora que irei perguntar para você, mas você realmente tem calculado o custo de seus produtos de forma direta? Você não tem só estimado o custo dele por cima e adicionado uma porcentagem de margem não né?

Se estiver nesse caminho já repita em alto e bom som para você mesmo ouvir. Está errado, não é para fazer dessa forma. Precisa ser um cálculo racional e exato, caso contrário você tem um gigantesco encanamento com furos. Você não sabe onde estão esses furos e nem qual a vazão de escape por eles.

Sério, você nem imagina quantas pessoas utilizam essa prática, porém não adianta, pegar alguns custos fixos e inserir uma margem não te dá a visibilidade que você precisa para mensurar seu custo.

Sei que se você é empresário está nessa área não vai gostar disso, mas escute mesmo assim.

Determinar o seu custo minuto levando em conta tudo, absolutamente tudo mesmo, não é algo trivial, é algo complexo, porém após se determinar este número fica muito mais fácil para atualizá-lo.

Estamos falando até de mão de obra direta, indireta e CIF, tudo vai entrar na sua conta. Isso resolve um problema seríssimo que irá se agravando ao longo dos anos.

Se sua empresa tem esse vazamento pode pensar que tem uma bomba nela, pode não estourar agora, mas alguma hora vai e será feio. Corrija o quanto antes para você ter sua empresa segura e próspera.

Caso você não acredite em mim não tem problema, busque a opinião de outros profissionais. Quem sabe acessar a www.amazon.com.br e comprar um livro do assunto, ou mesmo pesquisar no www.google.com.br para obter informações de outros sites e blogs. O importante é você não ficar parado enquanto sua empresa pode estar em risco.

Vim aqui falar com você sobre isso porque não é algo trivial. Quando eu te pergunto como anda seu financeiro é porque realmente estou preocupado. Muitas empresas sofrem até sua falência com problemas neste setor. Eu sou o Dr Gestão e vi isso tantas vezes que sei que este meu artigo pode significar uma mudança gigantesca no futuro seu e da sua empresa. Portanto olhe hoje mesmo para seu financeiro.

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Custo,Desembolso,Desorganização,E-commerce,Empreendedorismo,Empresa,Experiência,Financeiro,Gestão,Indústria,Lucro,Marca,Margem,Matéria-Prima,Pagamento,Perda,Pilar,Produto,Risco,Setor,Vestuário
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?