Como Anda Seu Custo de Produção – Dr Gestão

Saber o custo de produção é obrigatório. Para melhorar o custo da sua empresa para melhor. E ficar claro, mais competitiva a sua empresa.

Como anda seu custo de produção? Vamos falar um pouco sobre ele? Este tema é primordial para o momento que estamos vivendo. Uma das prioridades que você deve colocar no seu dia é lê-lo e absorver o máximo que puder.

Mas qual é o motivo para tanta urgência? Vou falar de um assunto de máximo destaque para a pós pandemia. Ou seja, prepare-se neste assunto durante a pandemia para sair dela na frente de seus concorrentes quando essa loucura toda passar.

Lembrando também que este assunto não é só para empresas, mas para você que é profissional também tem grande relevância.

As empresas perceberam nesta pandemia diversos fatos. O primeiro sem dúvida é que elas perceberam as vantagens dos funcionários que podem trabalhar de casa fazerem home office. A segunda é que se vier uma próxima pandemia, ter funcionários contratados é um grande problema.

Muitas empresas faliram por conta de precisar pagar seus funcionários por 2, 3 meses sem receber nada nas vendas durante o período.

Por este motivo digo a você, fique atento sobre como anda seu custo de produção. Ele vai fazer uma grande diferença no momento pós pandemia.

Quando falamos de custo de produção necessariamente estamos falando de matéria prima, mod, cif e quantidade.

       Basicamente segue a seguinte equação:

Custo de produção = (custo de matéria prima + custo mod + custo cif ) / quantidade de produtos.

Dentre estes itens que citei acima, tem um em específico que é mais importante que os demais, ao menos neste momento. Entenda, todos são importantes, porém um vai ganhar grande destaque muito em breve.

Aliás, ele que será o grande diferencial para o momento pós-pandemia.

Muitas empresas continuarão no mercado ou sairão dele por conta da atenção que deram para este item que estou me referindo. Você já sabe de que eu estou falando?

Mod – Mão de obra direta

        Quando o assunto é indústria do vestuário eu sou uma ótima pessoa para falar. Estou neste ramo faz 21 anos e aprendi muito, aliás continua sempre a aprender, porém posso dizer que minha experiência já ajudou a muitos empresários que estão tendo dificuldades nesta área.

Por isso caso você não concorde comigo ao menos me dê uma chance para explicar a minha opinião, meu leitor.

Eu considero que o maior impactante do seu custo de produção é o mod, a mão de obra direta. Você precisa saber duas coisas, a primeira é como anda seu custo de produção e a segunda é o quanto o mod impacta no seu custo.

Como a mão de obra direta está interligada com a sua produção, quanto maior a eficácia dela, melhor para você em termos de produtividade. Estou falando de profissionais polivalentes.

Se você trabalha cortando, aprenda outras frentes. Digo isto porque a automatização está cada vez ficando mais vantajosa. Os funcionários representam um alto custo e podem levar a empresa a fechar suas portas caso eventos como esta pandemia voltem a acontecer.

Você tem um profissional que trabalha cortando? Coloque ele para enfestar, invista nele para que ele mesmo possa otimizar seu custo de mão de obra.

Uma costureira que trabalha em uma só máquina? Coloque ela em outras 2 para ela aprender e ser simplesmente nota 10 nestas novas máquinas. Uma costureira polivalente trabalha de forma profissional em 2, 3 ou mesmo 4 máquinas.

Se você trabalha gerindo sua empresa também vai sobrar para você, mesmo sendo mão de obra indireta. Comece a se aprofundar em finanças, fique por dentro também da área comercial.

O raciocínio que estou trazendo aqui sobre o custo de produção não diz respeito sobre mão de obra indireta, apenas mão de obra direta, apesar do meu exemplo acima.

Acabei de pensar em um outro exemplo para seu cortador. Invista para que ele aprenda a mexer no audaces ou no moda1, dois softwares brasileiros muito bons para a indústria do vestuário.

Entenda, essa polivalência é útil a qualquer momento, não só no pós pandemia. Adquirir a habilidade de trabalhar muito bem em diversas máquinas faz você evoluir de uma costureira para um coringa para seu contratante.

Ele não precisará terceirizar por conta de não ter profissionais que trabalham com determinada máquina, ele terá você para dar apoio a ele.

Claro, estou dizendo que será uma das dificuldades que as empresas irão passar, mas não será o único.

Já estou prevendo que pessoas com carteira de motorista A, ou B vão ter que tirar também carteira D. Maridos e esposas terão que ter novas funções para se complementarem ainda mais.

Você mesmo terá que se desenvolver para gerar novos diferenciais que gerem destaque no ambiente que você convive.

Você consegue ver a importância de ser cada vez mais eficaz?? Claro, se você puder comprar matéria prima à vista (caso você tenha capital de giro para fazer isto) será ótimo, irá abaixar também seu custo de produção.

Fique atento, a ideia que será generalizada no pós-pandemia será corte de gastos. Precisam recuperar o tempo perdido, pagar empréstimos, dívidas etc.

A pergunta como anda seu custo de produção não diz respeito apenas ao custo então, mas também até mesmo a quanto destaque seu produto terá na pós pandemia no novo mercado extremamente concorrido que teremos. Um custo de produção satisfatório impactará no preço final e facilmente te garantirá mais clientes. Mas e você? Concorda com meu raciocínio??

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Ambiente,Capital,Colaborador,Custo de Produção,Custos,Desemprego,Destaque,Dívidas,Economia,Mão de Obra,Matéria-Prima,Mercado,Mod,Pandemia,Pedido,Polivalência,produção,produtividade,Produto,Software
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?