Codificação de Produtos – Dr Gestão

Codificação de Produtos junto com o enderaçamento vai trazer muita organiza.ão para a sua empresa. E poder planejar,vnder melhor.

Organização é a palavra-chave do momento. Se pudéssemos escolher uma coisa para melhorar nas nossas empresas que iria trazer as maiores vantagens e melhores mudanças possíveis, essa coisa seria a organização. Falar de Codificação de Produtos. É colocar a empresa em outra patamar.

Portanto, o artigo de hoje falarei sobre codificação de produtos, algo de uma importância elevadíssima e que você precisa saber mais para levar sua profissão mais a sério.

E digo isso não como Luiz Roberto Saraiva, mas sim como Dr Gestão com seus mais de 20 anos atuando na indústria têxtil do vestuário. Fiz essa separação porque preciso que você entenda que o que eu vou falar aqui não é achismo meu, mas sim algo que eu vivenciei por toda a minha carreira.

Enfim, iremos falar hoje sobre codificação de produtos e como isso ajuda sua empresa a alcançar outro patamar de organização.

Codificação de Produtos – Técnica

A primeira coisa que você precisa entender quando o assunto é codificação de produtos é o aspecto técnico. Precisa existir uma metodologia e um padrão que será utilizado para todos os produtos.

Algo que é mais comum de ser usado é o tamanho e a cor. Então como exemplo, vamos codificar uma camisa lisa de tamanho M e cor azul.

Para essa codificação temos CA para camisa, L para liso, M para tamanho médio e A para a cor azul. Então teremos a codificação CALMA.

Perai, vamos rever mais devagar:

  • As duas primeiras letras são as iniciais do produto, no caso da camisa, CA;
  • A terceira letra é sobre a característica da camisa, se é lisa, estampada etc. neste caso usamos L de lisa.
  • Quarta letra é sobre o tamanho, poderia ser P, M, G, GG (no caso colocaríamos uma letra diferente para representar o GG porque já estamos usando o G no tamanho grande). No nosso exemplo temos M de Média.
  • Por fim, a última letra é da cor que usamos azul e ficou A. Normalmente com cor usamos na verdade duas letras, assim diferencia azul de amarelo (AZ e AM) e verde de vermelho (VD e VM).

Claro meu leitor, essa é uma forma de codificar seus produtos, existe outras N formas para isso.

Por que Fazer a Codificação de Produtos

Veja bem, o objetivo da codificação de produtos é facilitar a identificação do produto, então se você colocar um monte de números e letras, pode alcançar o oposto do seu objetivo.

Usar letras e códigos que não fazem muita relação com o que está sendo codificado também não é muito indicado. Você quer algo fácil, que você e seus profissionais vão guardar sem problemas.

Lembra do código CALMA que falei no exemplo anterior? Imagina que durante a produção suas costureiras vão falar dos produtos, qual está produzindo o que. Isso precisa ser de forma facilitada senão vai ser uma bagunça.

Pense que este é uma pequena ação de organização, mas tem um efeito gigantesco a longo prazo. Isso impacta a todos os produtos, organizando todos os pedidos e agindo em prol das boas práticas.

Todo gestor precisa desses marcos para guiar sua gestão, caso contrário o trabalho fica muito mais difícil, mais complexo. Quanto mais você facilitar e automatizar os mecanismos de gestão que você utiliza, maiores serão suas chances de conseguir gerir com eficiência sua indústria.

Endereçamento Serve para Estoque?

Será que a codificação ajuda no endereçamento para estoque também? Meu leitor você não imagina o quanto ajuda.

Se você usar o mesmo padrão que usou para o endereçamento, ou ainda um complementar, pois estamos falando de matéria prima né? Sua organização de identificação vai ficar nota 10.

E claro, quando eu digo camisa lisa média amarela, estou usando a extensão da codificação. Serve para identificar o produto também? Sim, porém o código é mais rápido e prático.

Vamos para outro exemplo: Calça estampada de tamanho G e azul. Aqui a calça vamos colocar ela com o código CAL, estampada receberia a letra E, tamanho G e cor azul A.

Juntando tudo temos CALEGA. Lembrando que este é apenas um uso da codificação. Aumentei o número de letras no começo, mas poderia ser também CLEGA. Depende do padrão que você vai adotar.

Codificação de Produtos com Números

Outro método que é muito utilizado é com números e letras, usando os códigos alfanuméricos.

Por exemplo o código CAL1010 significaria Calça tamanho G e cor amarela. Ai um código CAL1011 seria uma calça tamanho G por que o 10 não mudou e seria outra cor, um vermelho por exemplo.

Aí seus funcionários veem o número 10 no final do código já vão saber que é cor amarela, se for 11 é vermelha, 12 seria outra cor etc.

Perceba que quem cria a regra é você, a única coisa é que deverá ser obedecida pela empresa toda. Não pode usar duas codificações diferentes de produtos em uma mesma empresa. Isso é receita certa para a bagunça.

E a codificação serve para tudo, pode ser para produtos, áreas, pessoas, matérias primas, etapas de processo etc. Use a codificação para sua organização, torne sua empresa uma potência quando o assunto é codificação.

Mas e aí? Sua empresa já usa alguma forma de codificação? Como funciona? Conta aí nos comentários como é a codificação de produtos na sua empresa.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Codificação,Código,Cor,Costureiras,Eficiência,Empresa,Endereçamento,Estoque,Exemplo,Indústria,Matéria-Prima,Método,Organização,Padrão,Produtos,Profissional,Simplicidade,Tamanho,Técnica
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?