Centralização Um Mau do Século- Dr Gestão

Via de regra dentro de uma empresa a Centralização atrapalha a empresa e faz a mesma andar a passos para trás. Mude essa filosofia.

Sério!! Eu realmente achava que tivesse acabado este mau, porém parece que está voltando. Hoje quero falar sobre a centralização, um mal do século.

Siim!! O Dr Gestão não aprova a centralização. Eu sei que as vezes ela tem os seus motivos, porém eu acredito que você empresário precisa o mais rápido possível corrigir sua empresa para que não seja necessário manter tudo centralizado.

Normalmente a empresa é centralizada porque ou o empresário quer garantir que tudo esteja nas suas mãos, de forma que ele possa controlar todos os processos, ou ele não confia nos funcionários que tem na empresa. Ele não se sente seguro com a capacidade técnica deles.

Esse assunto é um pouco polêmico e sei que muitos de vocês não concordarão comigo, meus leitores. Porém peço apenas que leia até o fim meu conteúdo, assim poderão ver meu lado e tenho certeza de que irão concordar. Em seguida convido a todos para apresentar o lado de vocês nos comentários.

Estou no mercado a 21 anos e parece que a centralização me assombra. Ela volta, gera uma série de problemas e se vai. Tempos depois ela retorna para gerar mais caos nas empresas.

Eu enxergo tanto pontos positivos em se centralizar como também fatores muito negativos. Vou apresentá-los agora para você, espero que goste.

Seja facção ou mesmo confecção, não importa, ninguém escapa dos perigos da centralização.

Planejamento Centralizado

        Um dos pontos negativos ocorre quando todo o planejamento da empresa está centralizado em uma única pessoa. Não tem discussão quanto a esse fato, a pessoa tem que ser muito boa para manter todos os processos ocorrendo sem problemas.

No início pode até ser que seja possível manter tudo sobre controle enquanto o planejamento se mantém em você. Porém a sua empresa irá crescer. Os volumes crescerão e todo nós temos um limite.

Na pior hora sua empresa vai entrar em uma fase crítica, as tarefas não serão mais bem cumpridas, os prazos não serão mais atendidos. Você será requisitado por todos, será o ponto focal do planejamento e as áreas não se conversarão entre si.

E pior ainda se você estiver ausente nessa ocasião hein? Ai sim a sua empresa vai ficar de pernas para o ar até seu retorno. E isso nos leva para o segundo ponto negativo mais marcante da centralização. Eu falo que a centralização é um mal do século e não é por qualquer motivo não.

Ausência

        E quando o empreendedor que centralizou tudo nele não pode vir até a empresa? Consegue imaginar o caos? Ninguém é de ferro, o empreendedor pode ficar doente ou mesmo ter que viajar a trabalho ou por férias.

Quem ocupará seu lugar enquanto ele está ausente? Certamente alguém capacitado para tal, correto?

E se não houver ninguém com este perfil? Como seus colaboradores irão agir? Como eles vão navegar para fora dessa crise se não possuem as próximas demandas?

E eu já vi este cenário muitas vezes. O pior deles foi quando o dono da empresa ficou muito doente e precisou ficar 2 semanas afastado. Aquilo me marcou para o resto da vida. Sério. Caos. Só isso que eu posso dizer da situação que se instaurou na empresa.

Isso porque eles precisavam produzir a coleção de verão. Imagine o impacto meu leitor.

Imagine o problema que pode dar isso nas datas festivas como dia dos pais, das mães, dos namorados etc. A tendência é clara. Atrasar tudo!!

Existem Motivos para Centralizar

        Mas eu anteriormente já disse que as vezes se justifica centralizar. Mas quando que é isso?

O ponto positivo é que você confia na sua própria capacidade né? As vezes seus colaboradores ainda não mostraram que aguentam a carga do planejamento, dos processos e de toda a empresa.

Neste caso, você coloca sobre os seus ombros até que tenha certeza de que eles irão suportar esse peso. Mas entenda que precisa ser algo temporário!!

Ou mesmo você não confia ainda nos seus colaboradores. Acha que algo não está cheirando muito bem, que tem algo de errado e não se sente confortável em dividir as responsabilidades ainda.

Mesmo caso, vou repetir, “não se sente confortável em dividir as responsabilidades ainda”. Significa que é temporário. Em algum momento você terá que dividir estas responsabilidades. Se não com estes colaboradores então com outros.

E se apresse, chegará a hora que você não dará mais conta de todas as atividades. Além das responsabilidades centralizadas você tem as suas próprias para executar e elas são vitais para que a empresa sobreviva.

O empresário precisa se preocupar com a venda. Se ele não focar nessa frente de batalha, quem fará meu leitor? Se ele não confia para passar os outros processos, imagina passar isso.

É a venda que fará a empresa progredir, libertar o empresário para ele focar na venda é um grande passo para a empresa crescer.

Ache os profissionais certos e comece a estruturar a sua empresa para sobreviver sem você. Na verdade, seus processos precisam funcionar sem a necessidade de uma pessoa fixa.

Tenha em mente que pessoas são substituíveis, organize seus processos para que caso alguém seja contratado de forma repentina para ocupar certo cargo, o caminho para esta pessoa já esteja preparado. Assim ela poderá assumir o mais breve possível as responsabilidades.

E então? Se você viajar hoje a passeio ou mesmo a trabalho, como a sua empresa ficará? Ela irá continuar sozinha ou irá parar?

Achei que não voltaríamos a encontrar problemas com centralização, um mal do século, porém me enganei. Ela sempre volta. Comente comigo o que você acha sobre a centralização. Concorda comigo? Discorda? Por quê?

 

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Afastamento,Cargo,Centralização,Colaboradores,Coleção,confecção,Empresa,Empresário,Estrutura,Indústria,Lucratividade,Planejamento,problemas,Processos,produção,Responsabilidades,Tendência,Vendas,Vestuário,Volume
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?