Cartas, Pino e Andar para o Ritmo é um artigo que visa ajudar você empreendedor a encontrar o ritmo dos seus produtos (das suas peças: calça, camisa, short etc…) Esse ritmo vai te ajudar a fazer um estudo de tempos, pois, a cronometragem acerta a velocidade se o profissional é muito lento ou muito acelerado.
Muitos se perguntam sobre ritmo e como podem fazer para colocar ele em suas empresas. Essas dúvidas serão sanadas nesse conteúdo também.
O profissional experiente consegue identificar os ritmos que ele trabalha melhor, tornando sua produção mais fluída e otimizada. Já o profissional inexperiente sofre por não conseguir usar o mesmo ritmo, precisando se adaptar continuamente.
Existem alguns exercícios para treinar os profissionais, de forma que você possa adquirir experiências e melhorar seu ritmo.
Fique comigo que vou passar para vocês um pouco sobre este tema importantíssimo que impacta tanto a indústria têxtil do vestuário. Apresentar os meus conhecimentos do assunto, pois, eles servem não só para o vestuário como para as outras indústrias também.
Cartas Pino e Andar para o Ritmo – Verdades
A grande verdade é o seguinte, para o profissional experiente de cronometragem, a identificação do ritmo se torna natural. Ele encontra o ritmo com uma habilidade pouco vista anteriormente.
Ou seja, o ritmo nivela os profissionais para que eles possam fazer um bom serviço. Essa é uma das grandes verdades da indústria.
Se o seu profissional é muito lento, o ritmo acerta para um profissional de costura normal a velocidade, ele otimiza os movimentos. Agora se o profissional é muito acelerado, também acerta para um profissional de costura normal, mas sem ritmo, ele não tem uma consistência, ele não faz todas as peças no mesmo tempo. Isso também é ruim.
O ritmo garante uma previsibilidade para sua produção, permitindo que você possa planejar os pedidos com uma exatidão excelente.
Cartas Pino e Andar para o Ritmo – Como funciona
Vamos aprender como funciona ritmo. Primeiramente vamos começar com as cartas.
As 52 cartas do baralho, o exercício de ritmo consiste em dividir elas em 4 montinhos de 13 cartas cada. Alguém vai cronometrar, ou seja, você identificar um valor de tempo que servirá como norte. Um valor neutro.
Por exemplo vamos supor que levou 1 minuto para separar as cartas em 4 montinhos. Então você vai poder medir se as pessoas estão mais rápidas ou mais lentas com base nesse indicador.
Você vai identificar o ritmo das pessoas como muito alto ou muito baixo de acordo com o tempo que elas levaram.
Outra maneira de identificar o ritmo das pessoas é através dos pinos. Imagine uma caixa de madeira e o objetivo é colocar 30 pinos.
Determine um tempo para essa atividade, um tempo realista, como por exemplo 30 segundos, 50 segundos, 80 segundos etc.
Aí entrou um novo profissional na empresa. Ele vai passa por um teste, você cronometrando-o. Você já terá em seu banco de dados o tempo de uma determinada operação. Sendo um norte para medir o que você já tem.
Encontrando o Ritmo
Músicos no geral são muito bons com andamento, chamam vulgarmente de ritmo, pessoas com talento em ritmo são muito mais produtivas que aquelas sem.
No entanto o ritmo pode ser desenvolvido nos seus profissionais também, pois, é uma habilidade do ser humano que pode ser desenvolvida.
Inclusive há mais uma forma que eu gosto bastante para encontrar o ritmo das pessoas. O mero ato de andar é suficiente para encontrar o ritmo das pessoas.
Afinal de contas o nome do artigo é Cartas, Pino, Andar para o Ritmo e não tem esse nome atoa. Neste caso, vamos explicar sobre o ritmo do andar.
Você vai estipular 3 distâncias e 3 tempos para essas distâncias. Por exemplo 200 metros, 100 metros e 50 metros. E 120 segundos, 90 segundos e 60 segundos.
Com base nesses tempos você determina o ritmo da pessoa andando. Se a pessoa manteve a mesma passada o trajeto inteiro, os 200 metros vão corresponder a 4 vezes o tempo dos 50 metros, os 100 metros a duas vezes o de 50 metros.
Ou seja, a pessoa permaneceu constante o caminho inteiro. Caso ela não tenha mantido uma constância, pode ser porque o ritmo dela não está bem afiado.
Cartas Pino e Andar para o Ritmo – Ritmo Constante
Espero que você tenha entendido o meu conteúdo. O primeiro passo para solucionar o problema de ritmo da sua empresa é você identificar que existe um problema. Após fazer isso você estará pronto para tomar decisões que corrijam a questão.
Espero que este conteúdo sobre Cartas Pino e Andar para o Ritmo , ajude você na sua jornada empresarial, trazendo muitos benefícios.