Eu sempre estou pensando em novas ideias para colocar em prática no meu dia a dia, sejam trabalhos da faculdade, algum evento ou festa ou mesmo colocar em prática algum projeto. Por conta disso eu tenho o hábito constante de fazer brainstorming. Uma chuva de ideias, sem regras, coletar o que vier a cabeça e depois analisar o que “choveu”. Hoje quero falar um pouco dessa prática com vocês. Mais um tema muito legal Brainstorming.
A grande chave é a organização dessas ideias. Se você fizer a coleta dessa explosão de ideias e não cumprir algumas regras de organização, estará ferrado. Por que realmente surge muita coisa.
Então, vamos falar mais profundamente desse tema? É uma prática bem antiga, sendo que o núcleo dela permanece inalterado, porém alguns comportamentos variam de pessoa para pessoa.
Eu por exemplo tenho minhas particularidades, vou comentar sobre elas mais para frente com você. Mas antes, quero falar sobre algumas coisas centrais de um brainstorming e algumas dicas para você que está sem ideias no momento.
Brainstorming – Dicas para se fazer uma explosão de ideias
Antes de mais nada, a regra primordial de um brainstorming é que não pode haver bloqueio de ideias, mais para frente nós analisamos o que apareceu, mas durante a prática de explosão de ideias, todas que surgirem devem ser anotadas.
Isso nos leva ao nosso segundo ponto, as ideias precisam ser anotadas em um local onde todos os participantes possam ver, isso ajuda na explosão de ideias, pois a sugestão de alguém pode levar a outra pessoa alcançar novas ideias também.
Também temos o terceiro ponto, devemos incluir a todos, então quando alguém der uma ideia “ruim” ou mesmo “ineficiente”, anotamos da mesma forma, sem nenhuma forma de crítica ou comentário negativo, não queremos fazer uma exposição. Aliás, queremos transmitir a mensagem que todas as ideias são boas nessa fase de coleta, isso garante que as pessoas não temam ser repreendidas.
E por fim, o quarto último ponto é parecido com o terceiro. Assim como não podemos criticar, devemos garantir que as outras pessoas façam o mesmo. Nos estamos trabalhando para criar um ambiente totalmente aceito, uma crítica de qualquer fonte pode fazer com que nosso ambiente se torne hostil, o que não favorece a ideias novas.
Conceito
Como eu falei, ocorrem variações entre as pessoas, cada um executa de acordo com o que funciona melhor pra você. Mas na minha metodologia também tenho as regras gerais, sendo elas:
- Não critique – Atrase o julgamento, uma ideia pode parecer boa a princípio e se tornar ruim com o tempo, ou o contrário. Logo, não critique.
- Abuse da criatividade, deixe as inibições para trás enquanto se gera novas ideias, isso aumenta o número de ideias.
- Quantidade é necessária, ou seja, quanto mais ideias forem coletadas, maior a probabilidade de obter uma ideia boa.
- Aperfeiçoamento e combinação de ideias são essenciais, algumas combinações das ideias podem ser o caminho para se chegar à mais adequada.
Também tenho um roteiro de execução desse brainstorming, são alguns passos que garantem que a explosão de ideias seja mais efetiva. Estes passos são:
- Defina o problema;
- Defina os objetivos;
- Reúna um grupo multidisciplinar de pessoas e promova um ambiente favorável;
- Inspire-se: revise tudo o que se sabe sobre o problema. Utilize o gráfico de causa-efeito para explorar o mesmo;
- Estabeleça critérios para classificação das ideias, bem como o peso de cada critério;
- Siga as regras;
- Ideias nascem na mente, estipule um tempo para que cada participante anote suas ideias quanto ao problema abordado;
- Discussão coletiva, cada participante apresentará suas ideias por vez;
- Descarte as ideias não úteis (não existem ideias ruins, apenas ideias que não servem para aquele momento);
- Para cada ideia, defina uma nota por critério estabelecido;
Metodologia
Eu gosto de estipular um número mínimo de ideias por participante para ajudá-los a serem criativos. Eles vão se esforçar mais se não resolverem parar com 2 ou 3 ideias.
Para cada ideia, haverá uma classificação de acordo com alguns parâmetros (podendo ter pesos específicos para cada um deles), assim poderemos atribuir uma pontuação para cada ideia.
As três ideias com maior pontuação serão escolhidas. Dessa forma você focará mais na ideia número 1 e em seguida na 2 e 3.
Dessa forma você chegará a diversas soluções para seu problema, as ideias foram coletadas de diversas pessoas com diversas visões diferentes então você consegue ter um horizonte maior de ação. Dessa forma seu brainstorming será muito mais efetivo.
Aconselho que essa classificação seja feita em alguma ferramenta digital, assim você conseguirá analisar mais facilmente as ideias e classificar melhor os resultados. Se fizer tudo no papel, pode ser que te complique um pouco na hora da organização.
Enfim, o que você achou do brainstorming? Gostou? Por que você não testa o conceito e volta aqui para falar o que você achou?