Nesse período que estamos vivendo, literalmente uma pandemia global, podemos perceber que algumas mudanças são necessárias. Mudanças como por exemplo mudar nosso mindset(configuração da mente), tomando ações para ser mais eficaz, de forma a reduzir custos e aumentar a produtividade. Neste cenário posso dizer para todos vocês: Birô, uma boa alternativa para empreender.
Saiba que tem crescido muito, para você que quer entrar no mercado ou está no mercado, o famoso Birô, uma ótima alternativa para você ter resultados com custos menores e conseguir atender a sua demanda com uma elevada eficácia. Vamos conversar um pouquinho sobre ele?
Gostaria de agradecer a você meu leitor, muito obrigado por sua companhia semanalmente nos meus artigos. Como você bem sabe, eu sou o Dr Gestão Luiz Roberto Saraiva e estou a 21 anos ajudando o mercado da indústria têxtil de confecção e vestuário. E sem sombra de dúvidas eu não seria nada se você não estivesse me acompanhando neste trajeto.
O Birô é uma alternativa muito satisfatória para você que está no mercado e que busca incansavelmente reduzir seus custos ou você que quer entrar no mercado aproveitando um custo bastante satisfatório.
Nestes últimos tempos, acredite se quiser, o Birô tem sido muito falado no mercado têxtil da indústria do vestuário.
Ok, que o Birô permite gerarmos um resultado muito satisfatório com uma redução de custo interessante já sabemos. Agora existem dois caminhos para você trabalhar com Birô e eu aconselho você trabalhar com dois profissionais registrados. O primeiro destes profissionais é a pilotista e o segundo é o estoquista.
A pilotista vai desenvolver vários modelos para você, e tenha certeza de que uma grande variedade de modelos será muito atrativa e interessante para o seu negócio. É o famoso fast fashion, que trabalha com grande variedade e poucas quantidades.
E os estoquistas têm como função acompanhar o produto acabado e verificar sempre os níveis de estoque médio, mínimo e máximo, mantendo seu estoque sempre sobre controle. É importante esse estoquista para acompanhar essa rotatividade muito grande de variações de modelo, por isso que vale a pena você ter como funcionário registrado na sua empresa o estoquista e o pilotista.
Para iniciar este trabalho com Birô basta para você uma mesa de corte de sete metros comprimento por dois largura e máquinas que você possa trabalhar fazendo as peças piloto de acordo com seu produto. Lembrando que não adianta ficar tentado determinar qual máquina que você deve ter.
Estou aqui para mostrar para você que sobre Birô, uma boa alternativa para empreender. Por este motivo estou mostrando que a estrutura é simples e barata. Você rapidamente poderá colocar par rodar.
Além dos dois profissionais registrados que citei, existem mais dois profissionais que você pode trabalhar como freelancer, o cortador e a modelista. Um que corta e o outro que faz os moldes de seus modelos. Nenhum deles precisa trabalhar registrado, podemos utilizar a famosa terceirização de costura, que eu sempre defendo desde o início da minha carreira.
Eu não sou muito a favor de terceirizar o corte, mas você a possibilidade existe, se você tiver um encaixe automatizado, algum software como por exemplo moda 1, investronica, lectra, moda 1 e o audaces (que é o mais usado no Brasil).
Se você souber a largura dos riscos, moldes e tamanho médio dos gastos, seu trabalho com o audaces ficará ainda melhor. Claro, o conhecimento da largura do tecido e da largura da mesa permitem que você faça um trabalho de encaixe sem igual se você também resolver terceirizar.
Outro ganho que você pode ter é quando você manda para a facção cortar e costurar para você. Desta maneira você precisa saber qual é a metragem que você vai mandar de tecido ou de malha. É uma alternativa muito interessante para os empresários.
Veja bem, estou dando algumas sugestões que, alinhadas com as suas estratégias de gestão, irão lhe retornar resultados muito promissores. Conheço muito deste mercado após 21 anos vivendo nele. Compartilho minha experiência, pois sei que ela pode ajudar a muitos.
Apesar disso, estou dando sugestões, não é nenhuma regra. Você pode também fazer todo esse trabalho de corte e automatização do teu encaixe com auxílio dos softwares investronica, lectra, moda 1 e o audaces , entre outros. E não podemos nos esquecer que é possível fazer o encaixe manual também. Então cortou e separou os lotes? Já manda para a rua para terceirização.
Resumindo, aconselho dois profissionais registrados como funcionário (pilotista e estoquista) e dois como freelancers, (cortador e modelistas). Ter um contrato de parceria com facções terceirizando, também faz parte deste modelo super eficaz.
Como Birô tem sido realmente muito falado nesse período de pandemia, resolvi trazer um pouco deste tema para cá. Uma pequena pincelada para vocês estarem por dentro.
Espero sinceramente que esse conteúdo te ajude e que você realmente consiga o colocar em prática, reduzindo custos tendo mais eficácia na sua mão de obra.
E você que é cortador, que também sabe enfestar, você que é modelista se puder também orientar, sentar-se nas máquinas, tudo isso será um facilitador e ajudará muito no resultado. Será a grande diferença da sua empresa em relação ao mercado, tanto para empresa enxuta, mas com eficácia, como também para você que é profissional.