Este será mais um daqueles artigos do qual extraio alguns insights de algumas conversas que faço com outros profissionais. A bola da vez será Bate Papo 01 sobre PCP. A ideia é lançar 3 ou 4 artigos aqui bem aprofundados sobre o PCP todos dessas conversas que tive e quero que este conteúdo funcione realmente como insight para vocês.
Para hoje, tive uma conversa muito especial com Marcelo Nunes, ele já tinha feito participação exclusiva em alguns dos meus vídeos e artigos, e tive o privilégio de conseguir sua presença novamente para mais outra rodada.
Para quem não conferiu o conteúdo anterior que lancei junto com o Marcelo Nunes, ele tem uma vasta experiência em indústria de confecção, mais de 30 anos no mercado, sendo que teve uma pequena atuação em outras áreas como indústria alimentícia.
Agora quanto a experiência na indústria de confecção e moda, meus amigos, Marcelo Nunes teve algumas das experiências mais peculiares que eu já tive o prazer de conhecer.
Começou de baixo, como auxiliar e foi subindo até virar o ícone de PCP que conhecemos hoje. Em seus mais de 30 anos de experiência ele passou por diversas empresas, inclusive grandes marcas de alta costura com elevadíssimo capital agregado.
Dentre essas grandes marcas temos Blueman, Richards, grupo Inbrands, Riggs, Tessuti, Sacado OH Boy, Espaço Fashion.
E acredite quando eu digo, fazer o PCP de uma empresa desse porte é algo de outro mundo. Sem dúvida o Marcelo tem uma mina de ouro de conhecimentos para poder compartilhar e quero que um pouco desses valiosos ensinamentos cheguem até vocês.
Bate Papo 01 Sobre PCP – Atuação de PCP
Quando falamos sobre a gestão de um negócio, temos que considerar uma gestão apropriada, de forma que seja possível visualizar para onde você está indo, onde você irá chegar e quando irá chegar.
Essas informações precisam compor um plano do qual você e seus funcionários irão seguir.
Marcelo nos contou que nessas muitas empresas que trabalhou, cada uma possuía uma peculiaridade que modificava a forma como era necessário atuar. Cada uma tinha sua própria cultura que era outro agravante que impactava na forma como o PCP tinha que rodar.
Algo que você precisa entender nesse Bate Papo 01 sobre PCP é que não estamos falando de qualquer área da confecção e vestuário. Mas sim falando do cérebro de toda a operação.
Qualquer problema que seja feito continuamente nesse setor leva a um prejuízo gigantesco a longo prazo, podendo inclusive levar a uma declaração de falência. Afirmo isso, porque essa ferramenta comum em vários seguimentos da indústria. Ela mal gerida faz você trabalhar no escuro. E muitos não dão a devida importância para a mesma.
Dessa forma qualquer cuidado é pouco, Marcelo nos alerta.
Bate Papo 01 Sobre PCP -Cronograma
O PCP tem a importante tarefa de criar o cronograma de produção. As demandas chegam no comercial, são direcionadas ao financeiro e em seguida estão aprovadas para entrarem no cronograma do PCP.
Nesse cronograma, é muito importante os detalhes, você deixar de forma detalhada todos os itens que compõem este documento. Assim você consegue de forma rápida todas os dados que precisa quanto a prazos, tempos etc.
Também, como gestor do cronograma, o PCP fica responsável por passar os prazos para o restante da empresa, do qual deverão ser obedecidos à risca.
Este cronograma deve conceber o produto desde sua etapa inicial, seja compra da matéria prima, modelagem entre outras, varia de empresa para empresa o que consideram como etapa inicial, até sua etapa final que seria a roupa na loja.
Então o cronograma terá partes que serão destinadas a uma área, outras partes que serão destinadas a outras áreas. Isso faz com que tudo faça parte de um grande plano.
Como Funciona nas Empresas
No geral, as empresas nem mesmo possuem PCP, então quando eu ou o Luiz somos chamados nas empresas normalmente precisamos montar um PCP do zero.
E quase sempre as empresas não nos chamam porque falta um PCP, normalmente eles nos falam que falta produtividade e que precisam melhorar os índices.
Ai quando vai ver não tem cronograma, não tem gestão, não tem nada. Os operadores ficam parados por que falta matéria prima ou por que determinada parte do processo não foi completada etc.
Ou seja, a empresa está pecando com gestão, e por consequência a produtividade está sendo puxada para baixo também. Se fizermos ações para melhorar a produtividade apenas aceleraremos a formação do caos que está lá dentro.
Então, apesar da responsabilidade gigantesca do PCP, ele não é muito requisitado nas empresas até porque não sabem muito sobre a sua valiosa e obrigatoriedade ter e saber usar na corporação.
Muitas vezes as empresas enfrentam diversos problemas, ficam tentando tratar os problemas em si e não os resolvem. Quando me chamam, ou ainda o próprio Dr Gestão, adivinha? O problema era em outro lugar, eles estavam tratando um mero sintoma.
Objetivo
E esse é o nosso objetivo postando este bate papo, eu e o Marcelo queremos dar consciência para as empresas, mostrar a riqueza, a notabilidade do PCP para as suas respectivas vendas que vai culminar no industrial depois de passar pelo financeiro.
Agora, com o Bate Papo 01 Sobre PCP espero que uma parte desse desconhecimento sobre o assunto acabe.
Aqui no artigo postei um pequeno trecho de nossa conversa. Quem gostar do que tem aqui e quiser mais, tem um vídeo com toda a conversa para que vocês possam aprender mais e usar este conteúdo para desenvolver suas empresas.
Nas próximas semanas vou postar os próximos insights, de forma a trazer um conteúdo realmente aprofundado sobre o assunto para que vocês consigam ter um repertório maior quando o assunto é PCP.