O tema de hoje é bem legal viu? Acredito que vai gerar muitas discussões, afinal, iremos falar sobre como as facções se iludem com volume e como isso impacta a elas mesmas. Você pode discordar, você pode querer argumentar o oposto, porém, vou apresentar fatos extremamente confiáveis e persuasivos para te convencer.
E não estou falando das facções só aqui do Rio de Janeiro não, viu? Já reparei neste comportamento em vários estados diferentes e sempre sou chamado nessas facções para resolver “outros problemas” e no fim descobrimos que o real problema é este.
Imagine que estas facções não se preocupam com custo minuto, nem com o tempo da peça, custos fixos, custos variáveis, nada. A empresa existe para produzir e convém para ela que o dinheiro que ela recebe serve também para pagar as contas.
Também já reparei que tem um padrão de como as empresas se metem nessa enrascada e acabam caminhando rumo ao fundo do poço.
Normalmente este padrão começa com um empresário chegando para a facção com um pedido de 1000, 2000 ou até mesmo 3000 peças. Muitas vezes esta facção está sem serviço ou ainda está com pouco serviço e acaba se iludindo com essa história.
Veja pelo lado do faccionista, está sem serviço a algum tempo, fazendo uns bicos só e do nada chega um serviço de 3000 peças para ele? Um estouro!!
Infelizmente não dá para simplificar dessa maneira as coisas. Essa ilusão mata completamente a sua negociação com o empresário.
As Facções Se Iludem com Volume – Experiência
Tenho já 23 anos de experiência trabalhando neste mercado. Já trabalhei com confecções, private label, marca própria, terceiros, facções entre outros.
Quero que vocês entendam que eu não sou alguém que acordou de manhã querendo dar pitaco em facções ou outros elementos da indústria têxtil do vestuário.
Não, eu sou uma pessoa altamente especializada neste nosso mercado, tenho minhas formações voltadas para nosso o universo têxtil, minhas experiências estão aqui, já estive em contato com dezenas de empresas durante minhas consultorias, então eu não sou um mero observador aqui.
Por isso que eu tenho propriedade para falar que muitos faccionistas se iludem com a quantidade que o fornecedor me deixa suas empresas. Não caia nessa história.
Não se iluda com quantidade. É imprescindível que você entenda qual o tempo do seu produto. Exatamente, qual o tempo do seu produto???
Não adianta o cliente te dar 10 mil reais para produzir algo que você vai levar 3 meses para produzir. Você tem que ter um método científico para dar preços.
E esse método precisa necessariamente estar completamente atrelado ao seu custo minuto e ao tempo da peça que você tem. Só assim você poderá avaliar se vale a pena trabalhar para aquela empresa.
Já vi vários casos que a empresa não sabe nem mesmo a capacidade instalada que ela tem e já vai aceitando este tipo de pedido.
O Resultado é simples meu amigo, as facções começam a pagar para trabalhar.
Quando você receber um contratado desse tipo você deve seguir uma diretriz sempre. Vou te ensinar como deve ser feito.
Pegue 2 lotes de 10 peças em cada lote. Você usará estes 2 lotes para fazer um estudo de tempo de sua produção.
Em seguida você terá os dados necessários para saber se vale a pena trabalhar para essa empresa. Claro, levando em conta também seu custo minuto.
Com o tempo você vai adquirir mais experiências e conhecimentos e vai fazer este método até mesmo mentalmente. Já vai ter uma noção global de como sua facção trabalha, seus tempos e seus custos.
Nessa hora você será um verdadeiro negociador para sua empresa.
Enfim, espero que tenha ajudado com este conteúdo, estou vendo realmente muitas empresas cometendo esses erros e quero que vocês aprendam a superá-los. Podem contar comigo para sair dessa, inclusive nas situações mais extremas que vocês possam ter se metido.