Acompanhamento de Números

Acompanhamento de Números, extremamente necessário e muito importante, mas ninguém se atenta e se preocupa em anotar os números da empresa.

Hoje vamos falar da importância sobre fazer o Acompanhamento dos Números. Vejo em minhas consultorias que a maior parte das empresas não se preocupam com isso, elas produzem todos os dias sem ter nenhuma métrica para se basear. E isso é muito arriscado, então vamos falar um pouquinho sobre isso. Pois nada que não se mede, não se pode melhorar.

Quero mostrar a importância de anotar os números das fases da empresa, para saber onde você está e para onde você quer ir.

Alguns exemplos de fases que você deveria acompanhar e ter todas as métricas para auxiliar na sua tomada de decisão:

  • Desenvolvimento do produto;
  • Pilotagem/Modelagem;
  • Corte;
  • Costura (Internas, costureiras externas ou facções/oficinas);
  • Acabamento;
  • Estoque;
  • Faturamento;

É como se fosse um paciente no pronto socorro internado, ele precisa estar em constante monitoramento para que qualquer coisa você possa agir com agilidade e velocidade.

Como você vai saber onde você está e qual o seu destino se não tiver dados e métricas para analisar?

Veja bem, você não consegue nem ao menos saber se seus objetivos e planejamentos foram alcançados.

Por exemplo, um dado muito importante é saber quantas peças você planejou. É uma informação importante que muitas empresas não têm, muitas vezes elas nem ao menos planejaram a produção delas.

Não estou pedindo que você faça umas coisas muito mirabolantes, quero que você faça o básico.

Você precisa ter informações suficientes para você se guiar, meu leitor.

Acompanhamento de Números – Métricas

A melhor forma de você ter um crescimento realmente expressivo em um período é você se planejar. Caso contrário você está apenas navegando no mar aberto sem um destino específico.

Pode chegar em algum lugar bom ou algum lugar ruim. Inclusive pode chegar rápido ou mesmo demorar tanto tempo para chegar a algum lugar que suas provisões e recursos se esgotarão e sua tripulação perecerá.

Definir os objetivos e uma data para alcançá-los é o básico de um planejamento, ele já irá guiá-lo para o destino. Agora você precisa saber onde você está, caso contrário você não tem como chegar a lugar algum.

Voltando para nosso exemplo no mar aberto. Se você não sabe onde está, só tem um horizonte de mar para todos os lados que olha e não sabe absolutamente nada, você pode estar em qualquer lugar, pode estar no oceano pacífico, no atlântico, Índico etc.

Dessa forma, você pode até saber seu objetivo, mas essa informação não te ajuda a chegar lá, pois você não conseguirá saber para qual direção ir.

Um exemplo de empresa para ajudá-lo. Se você quiser aumentar seu faturamento em 50%? Ok, temos um objetivo, mas qual é o nosso faturamento?

Se você não sabe a situação atual, não tem como chegar ao seu objetivo, simplesmente não consegue nem ao menos mensurar o esforço necessário para alcançar esse objetivo.

 Trajetória

E um outro fator muito importante, mesmo sabendo seu objetivo e seu ponto atual, ainda é necessário que você calcule sua trajetória, fazer um planejamento de qual caminho irá seguir para chegar ao seu objetivo.

Por exemplo, você quer ler um livro de 100 páginas em 10 dias. Pode planejar para ler 10 páginas por dia, pode planejar que vai ler 20 páginas nos dias pares, ou mesmo vai deixar para o último dia para ler as 100 de uma vez só.

Isso meus leitores é a trajetória.

Agora, voltando para os indicadores e KPIs da indústria têxtil do vestuário, os números de cada fase irão nortear o seu planejamento da empresa e inclusive revelar a capacidade instalada da sua facção.

Se você tem sua capacidade instalada, quantos profissionais tem e os tempos para cada produto, consegue mensurar com tranquilidade quanto você consegue produzir por mês.

Isso já te norteia o quanto pode vender e se o que você vem produzindo nos últimos meses está realmente de acordo com sua capacidade ou se está muito abaixo.

Já vi empresas que produziam 40% da capacidade instalada delas, porque os donos acreditavam que estavam perto do limite e não queriam perder qualidade ou atrasar as entregas. Mal sabiam eles que não tinham chegado nem mesmo na metade.

Tenha esses dados por dia, semana, projete para o mês e para o ano. Analise se esses resultados estão de acordo com seus planos e objetivos.

Do jeito que você está trabalhando hoje, irá alcançar seus objetivos ao final do prazo que você estipulou? O Acompanhamento dos números é realmente algo vital para qualquer empreendedor que tenha um compromisso sério com sua empresa.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?