O termo indústria 4.0 começou a ser falado pelo mundo ao longo do ano de 2011, quando foi proposto o a união das maiores inovações tecnológicas de grandes campos do conhecimento. Foi se aplicado aos processos industriais tecnologias que antes pertenciam a automação, tecnologia e controle da informação e engenharia dos processos.
O conceito chegou do nada, mas foi absorvido por todos os setores com uma rapidez impressionante. Representou um grande marco para todas as fábricas, incluindo a indústria têxtil do vestuário.
Com o surgimento de fábricas mais inteligentes e eficientes, surgiram inúmeras mudanças na maneira como produzimos, impactando assim uma série de setores do mercado.
Divulgo faz muito tempo que o Brasil se caracteriza pelas pequenas e microempresas. Retirei estes dados do SEBRAE, quem quiser consultar para analisar melhor os dados e ver por si mesmo, nosso país tem um percentual pequeno de empresas médias e um percentual praticamente inexistente de empresas grandes em comparação com a quantidade de empresas pequenas.
Essas indústrias inteligentes estão fazendo com que as microempresas ganhem mais destaque, afinal elas agora poderão competir melhor no mercado atual.
Como a maioria dos produtos dessas empresas possui uma baixa minutagem, o mercado do vestuário começou a se acelerar e deste modo começou a surgir coleções quinzenais o chamado fast fashion.
A grande vantagem de uma coleção assim é que você não precisa produzir tantas peças para que revenda durante o mês inteiro, deste modo, caso sua coleção não seja assertiva, seu prejuízo será baixo. Com este novo modelo de mercado trazido junto a indústria 4.0 as produções são mais rápidas, possuem mais qualidade e existe mais segurança contra prejuízo
Claro, a indústria 4.0 trouxe algumas vantagens, porém ela cobra um novo comportamento daquelas que ela permitiu avanços e melhorias produtivas. Para que as empresas implantem este conceito 4.0, precisam criar uma estrutura de produção vertical, controlando desde a extração da matéria prima, se responsabilizando ambientalmente sobre a origem do material, até a fabricação completa do tecido.
Características centrais da indústria 4.0
O Básico da indústria 4.0 é que ela é mais inteligente e autônoma do que antes, tendo uma capacidade de cronograma manutenções preventivas e prever qualquer incidente em sua indústria além de tornar excepcionalmente visual a presença dos gargalos processuais da produção. Todas estas características tendem a gerar uma produção mais rápida, segura e confiável.
As maiores características desta indústria 4.0 são:
- A analise dos dados é automática, permitindo que você tome decisões em tempo real.
- Todos os processos podem ser monitorados de forma remota, virtualmente.
- Produção pré-planejada através dos estudos de demanda.
Qual impacto causou a Industria 4.0 para Industria têxtil de Confecção
A imensa quantidade de avanços tecnológicos permite que ocorra uma personalização dos produtos voltadas para o gosto de cada cliente, deste modo o cliente fica satisfeito e as empresas conseguem se adaptar aos seus clientes de forma muito mais pessoal, podendo seguir as tendências particulares de cada comprador.
Esta velocidade de produção visando a customização de um produto de acordo com as escolhas de um cliente só é possível devido ao uso de softwares que, em conjunto com a indústria 4.0, permitem uma variabilidade muito maior da produção.