A Importância do Organograma- Dr Gestão

A Importância do Organograma. Em muitas empresas que já trabalhei e tantas outras nçao tem e nem dão a importância para o Organograma.

Seja muito bem vindo meu leitor, hoje estou trazendo um assunto complementar ao da semana passada. Falaremos sobre a importância do organograma nas empresas.

Sempre que eu visito as empresas eu pergunto sobre este documento e a resposta raramente me surpreende. “Não temos nenhum organograma”. Raras empresas que faço consultoria possuem.

E vou além, muitas empresas que têm organograma não dão a devida importância, ou seja, de nada adianta ter se não é devidamente atualizado e apresentado aos colaboradores.

Em uma das minhas consultorias me perguntaram assim: “Mas Dr Gestão, você quer dizer que se eu não tiver organograma eu estou ferrado?”. Minha resposta é bem clara. Não!! O único revés que sua gestão ficará prejudicada.

Por que digo isso? Quando você tem um organograma atualizado e com seus funcionários todos cientes deste documento, cada funcionário sabe exatamente onde ele está na hierarquia, a quem ele vai obedecer, a qual grupo pertence etc.

E a importância do organograma não para por aí não. Ele é importante para o gerente, o coordenador, o empresário e para toda a liderança da empresa. Desta forma ele poderá entender como funciona a empresa que ele lidera.

O organograma associado às descrições de cargos e funções é muito positivo. Vai te ajudar a realmente sair do plano A para o Plano B.

Essa organização é tão efetiva que você consegue literalmente ganhar vantagem e sair na frente dos seus concorrentes. Esse é o poder dos processos estruturados, meu leitor.

Para este conteúdo gravei um vídeo onde mostro na tela do computador um organograma real de uma empresa. Lá acho que fica mais exemplificado e bem trabalhado esta ideia. Então se você ficar interessado confira meu vídeo também que está muito interessante.

O organograma é dividido em vários níveis. Por regra o primeiro nível é reservado para o CEO, fundador, presidente ou mesmo dono da empresa. Tem vários nomes que são dados para esta pessoa.

Neste mesmo nível do CEO pode haver um conselho administrativo que normalmente envolve família, amigos ou mesmo algumas pessoas contratadas para sugerir ações para o CEO. Serve literalmente como conselheiro do CEO na tomada de decisão, apesar de não ter uma participação ativa na empresa fora este apoio.

Abaixo do presidente pode surgir alguns diferentes cargos dependendo da estrutura da sua empresa. Normalmente você encontra vice-presidentes ou diretores neste nível. Depende um pouco da estrutura da empresa e da quantidade de funcionários que esta tem.

Também pode existir neste nível um setor de compliance que se responsabiliza por manter a ética e cumprimento das normas dentro da empresa. Este setor é separado do restante do organograma para evitar qualquer problema de corrupção interna, mas ocupa o segundo nível da empresa.

Neste segundo nível encontramos por exemplo:

  • Diretoria de lojas;
  • Diretoria Industrial;
  • Financeiro e Administrativo;

Como você pode ver são setores bem amplos que serão abertos mais para baixo na hierarquia.

Para o terceiro nível fica separado as diversas lojas da empresa, o gestor de produção e PCP, de logística, Tesouraria, Compras, Auditoria, Fiscal etc. Será destes setores que se desdobrarão os diversos cargos da empresa formando cada uma sua estrutura própria.

No vídeo que gravei tem um organograma muito completo e estou me baseando nele, porém muitas pequenas empresas terão uma estrutura extremamente mais simples tá?

Agora no quarto nível começamos a descer para os encarregados. Aqui podemos encontrar por exemplo:

  • Chefe de Estamparia;
  • PCP;
  • Líder de Vendas
  • Líder de Arte
  • Chefe de Estoque;

Tudo separado nas devidas caixinhas. Agora para o quinto nível da estrutura temos as pessoas que estarão envolvidas com cada líder de cada departamento.

Lembrando que estas respondem diretamente a caixinha acima delas do quarto nível e não para os líderes vizinhos ou mesmo funcionários na mesma linha que elas.

Certo, mas até agora só falamos do desenho do organograma, mas e a descrição de cargos que é tão importante??

Para não ficar um documento muito poluído ela fica em um arquivo separado, podendo ser um arquivo de word, pdf ou mesmo algumas folhas impressas, apesar de eu não recomendar, pois qualquer alteração já torna necessário atualizar a versão impressa, atualizando tudo novamente.

Neste documento descritivo de cargos e funções você vai preencher bem como eu expliquei no último artigo. Preencher o cargo, ocupante deste cargo, quem é o superior imediato deste funcionário, um descritivo do cargo e as principais funções e responsabilidades.

As vezes a estrutura da empresa está sendo revisada e utiliza-se o termo “a definir” para o superior imediato de alguns funcionários, porém atente-se que após definido o superior é necessário que alguém atualize o descritivo com a nova informação.

O que você achou deste conteúdo? Busquei ser bem simples e objetivo para não nos prolongarmos desnecessariamente no tema, mas comente aqui embaixo o que você achou?? Já consegue enxergar a importância do organograma para sua empresa ou acha que o Dr Gestão está equivocado? Comente também aqui embaixo, irei respeitar sua opinião.

Para mim o importante é essa iteração nossa que só enriquece os dois lados

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Cargo,confecção,Conhecimento,Conselho Administrativo,Descritivo,Empresa,Estrutura,Financeiro,Funcionários,Gerente,Gestão,Líder,Logística,Organização,Organograma,PCP,Processos,Responsabilidade,Superior,Transparência
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?