[leadplayer_vid id=”57F85055B8811″]
Este terceiro e último vídeo da série de três vídeos desta série, conversarmos sobre Logística, indicadores de desempenho e ainda os modais. Entrando da segunda dica do vídeo falo sobre Balanceamento de homem máquina. E finalizo o vídeo com qualidade da Matéria-prima.
A logística nos dias atuais é o primo direto do PPCP e por isso trabalhar com um bom indicador de desempenho com acompanhamento de mão de obra,matéria-prima,resultados operacionais e tudo aquilo que nós conseguimos medir, para saber aonde podemos melhorar em termos de tempo, custos e produtividade. Nos modais encontramos os 05 tipos de modais: rodoviário, aquaviário, ferroviário, aéreo ,duto viário. Não estou abordando isso na integra.
Dica da Indústria de Confecção e Moda 03 em 01 #Vídeo 03
Entrando na segunda dica aonde eu falo sobre balanceamento. Ferramenta esta que faz com que atrelado a célula de produção. Conseguimos ter resultados muito altos em termos de produtividade. Com menos pessoas, menor tempo de atravessamento do produto. E ainda com maior produtividade.
Mais para isso é preciso ter polivalência das operadoras. E com isso a empresa entender que precisa pagar prêmio, não necessariamente financeiro. E ter um ganho na remuneração das operadoras diferenciado.
Finalizando a terceira dica deste vídeo sobre a matéria prima que utilizamos no produto, é essencial ter a qualidade bem próxima dos 100% de qualidade. Dentro custo do produto, a matéria-prima representa de 40% a 60%.
Existe três itens que considero de estrema importância poder acompanhar tais como: Inspeção Visual, Gramatura, e solidez a lavagem. Claro que existe outros parâmetros como a largura e cumprimento é muito considerável. Mais estou abordando aqui o que considero os três pontos mais importante.
Na inspeção visual, nós trabalhamos com a máquina da Raul Porteiro de Santa Catarina. Porque conseguimos através da luz que existe na máquina a malha e/ou tecido é observado passando por um acrílico branco aonde podemos verificar: furos, fio puxado, manchas e etc…
Na gramatura muitas das vezes recebemos uma gramatura que não é aquilo que compramos. E este item é para mim o mais importante. Porque a gramatura vai fazer com que nós cortamos mais ou menos. Quando a gramatura vem abaixo do que compramos, ela vai render mais. E quando a gramatura vem menor vai render menos. E ai que está o grande o problema, o R$.
E findando a terceira dica é sobre a solidez a lavagem, trabalhamos com um metro de tecido e pegamos e costuramos com uma malha branca ao redor do tecido ou da malha de cor, com a costura da overloque ao redor de todo o tecido. Lavamos com sabão Omo e fazemos uma pequena fricção e deixamos secar 24 horas. E depois vermos se houve o sangramento. Se a malha pegara cor do tecido e/ou da malha, manchou com a cor do tecido ou da malha na malha branca.
O que achou do vídeo? Deixe seu comentário com dúvidas, críticas e sugestões!
Abraços,
Luiz Roberto