Como vocês já sabem, eu sou o Dr Gestão e sou completamente apaixonado pela indústria da confecção. Esses artigos têm 2 objetivos, o primeiro é auxiliar você a ir mais longe. Tendo uma produtividade no mínimo 30% mais eficaz. O segundo é que eu amo conversar destes assuntos, falar de planejamento, sucesso na produtividade, célula de produção, da qual sou especialista etc. Por este motivo resolvi separar de forma sucinta 10 dicas sobre como ter sucesso na produtividade.
É um conteúdo para múltiplos focos, serve para você que tem estamparia, para você que é costureira, que tem facção etc. E claro, meu objetivo aqui é deixá-lo de boca aberta!!
Mais uma coisa antes de começarmos. Não sei por qual canal de comunicação você está lendo este artigo, porém, caso goste do conteúdo que eu escrevi, compartilhe na sua rede, de um curtir, me ajude a fazer este conteúdo chegar a outras pessoas.
Primeira Dica – Avaliação do produto
Não quero me aprofundar em nenhum dos temas, a ideia aqui é fazer um conteúdo útil para você ler na sua sexta feira e crescer com isso, de forma rápida e prática. Quero que você alcance seu sucesso na produtividade de forma perfeita e completa.
Para esta primeira dica, esta avaliação do produto é muito importante. Mas uma avaliação completa. Avalie a modelagem, o corte, como foi montado, os piques e as bitolas.
É a hora de fazer os testes. Teste com 10 ou 20 peças antes de dar entrada na sua produção com todo vapor. Qualquer erro aqui vai atrapalhar o seu sucesso na produtividade e não tem como dar jeitinho quando o assunto é produtividade.
Segunda Dica – Layout
E aqui vai a maior dica de todas para layout. Não existe um layout correto. Alguns fazem em L, outros em ilha e eu como Dr Gestão defendo sempre a célula de produção.
Para ter um resultado bem legal, mesmo o layout de ilha sendo interessante, o raciocínio de célula traz uma série de vantagens que o tornam extremamente competitivo em relação aos demais.
Claro, dependendo do espaço que você tem pode trabalhar com ambos, ilha e célula, não vejo problemas nisso.
Terceira Dica – Maquinário
Meu leitor, meu amigo, não coloque na cabeça de fazer manutenção corretiva, só reparar o maquinário quando ele quebra. Não!! O mundo todo já sabe que quão vantajoso é a manutenção preventiva, não tem para que se arriscar dando chance para seu maquinário quebrar na véspera de uma entrega importante.
Outro fato que muitos menosprezam, costumam evitar a manutenção preventiva pois “só é gasto de dinheiro a toa”. Em algum momento a máquina pode quebrar, independente da manutenção preventiva. Aí estes grupos argumentam que no final das contas fica mais caro a manutenção preventiva do que a corretiva.
Agora, o que eles não falam é que a manutenção preventiva estende a vida útil dos aparelhos e te ajuda a ter uma previsão de quando um maquinário não está mais aguentando a demanda, de forma que você poderá se planejar comprando antecipadamente outro maquinário para substitui-lo no momento oportuno.
Neste caso a metáfora do portão é perfeita. Ao invés de eu deixar meu portão estragar pela ferrugem e desgaste, não seria melhor eu passar uma tinta nele, lixar, dar uma atenção periódica para que ele dure mais?
Em algum momento terei que trocar este portão, porém algumas pessoas trocam de portão a cada 5/10 anos enquanto outras estão com o mesmo já a décadas ou mesmo séculos.
Qual será que gera a maior dor de cabeça a longo prazo? A negligência ou o cuidado e prevenção?
Quarta Dica – Aparelhos
Já falamos muito sobre os aparelhos, mas sempre é bom reciclar nosso conhecimento sobre eles. Então vamos lá, o aparelho é a terceira mão da costureira. Ele veio para otimizar, dar velocidade e qualidade.
Não menospreze o seu aparelho. Leve ele em consideração até durante seu planejamento lá na engenharia do produto. Ele é um recurso importante que precisa ser gerenciado também.
E saiba que, em média, é possível substituir até 3 operações por uma única por meio do aparelho.
Quinta Dica – Polivalência
Polivalência, essa palavra fica em foco de tempos em tempos no nosso mercado, mas uma coisa eu sei e posso afirmar sem sombra de dúvida. A era das especialistas acabou, é proibido você ter esta mentalidade de especialista. Isso gera um impacto muito negativo no seus sucesso na produtividade.
Há 3 anos contratei um garoto para me ajudar nas transcrições dos vídeos e artigos. O primeiro artigo que ele participou foi exatamente este tema, polivalência. Lembro que lá naquela época eu tratei polivalência como algo importante.
De três anos para cá, na velocidade que o mundo avança, posso dizer que não é mais algo importante, estamos já na classe de essencial.
Fuja da profissional do ista, overloquista, velocista, pilotista etc. Com exceção de alta costura que seguem outras regras, o nosso mercado exige que as costureiras tenham habilidade para trabalhar bem em ao menos 2 máquinas.
E não se sinta mal por cobrar este nível. É bom até para a própria costureira que ela aprenda a segunda máquina. Desta maneira, caso ela saia da sua confecção/facção por qualquer motivo algum dia, ela será aceita em outras confecções/facções e poderá voltar ao mercado.
Do jeito que está fluindo as coisas, muitas costureiras não conseguirão manter seus empregos se não evoluírem. Pense da seguinte maneira, se você quer ser especialista, que seja em 2 ou mais máquinas e não em uma única.
Sexta Dica – Abastecimentos
Se você já trabalha com raciocínio de célula precisa obrigatoriamente tratar do seu abastecimento. Essa história de que daqui a pouco está chegando etiqueta, zíper, entre outros é furada.
Nunca comece sua produção se não tem todos os materiais necessários já lá com você, não tente adiantar que não existe essa palavra no nosso segmento. Se for para mandar algo para a facção incompleto é melhor que nem mande.
Sétima Dica – Premiação
Faça suas costureiras e seus trabalhadores terem prazer de trabalhar na sua empresa. Mostre a eles que os valoriza, que eles não saem de casa apenas para ganhar o salário, não, eles saem de suas casas para fazer a empresa deles crescer e se destacar no mercado.
Para construir esta empresa ideal não tem jeito, precisa dividir o bolo, dividir os lucros e as comemorações. A empresa atingiu a meta? Ótimo, mas não sou eu, o empresário, que estou de parabéns, somos todos nós, a empresa inteira.
Isso dá um senso de importância muito grande para o profissional, ele se sente valorizado, sabe que seus esforços levarão a empresa para a frente sempre. Isso facilmente leva ao sucesso na produtividade.
Uma ótima forma de trabalhar com premiação é por célula de produção. Sou fã desta metodologia, pois vi de perto por muitos anos o resultado transformador e positivo que ela gera. Invista em célula de produção que você ficará realmente impressionado.
Oitava Dica – Acompanhamento do resultado por hora
Não acho muito legal quando deixam tudo para ser registrado no último momento. Ai já esqueceu, já tem erro em algum lugar e muitas vezes é deixado de lado. Não, este acompanhamento dos resultados precisa ser feito de hora em hora.
Nona Dica – Dinâmica
É muito legal pois você envolve melhor as pessoas desenvolvendo um senso de equipe, um senso de grupo. Quando uma equipe está engajada e sincronizada você realmente tem ouro em suas mãos. Muitos talentos vêm à tona.
Essa dinâmica aproxima muito a liderança da mão de obra. Transformando seus profissionais individuais em uma equipe forte e sólida.
Décima Dica – Apenas um produto
É muito comum você entrar nas empresas do nosso ramo e encontrar dois ou mais produtos sendo trabalhados em simultâneo devido a acharem que isto aumenta a produtividade.
Agora aprenda, isso é uma grande mentira. Se ao menos for produtos de uma mesma família, como por exemplo uma bermuda de determinado tipo também está trabalhando em outra bermuda de outro tipo aí não há problema. Não sendo assim ,vai atrapalhar a sua produtividade.
O grande problema é que a maioria das vezes esta múltipla produção de produtos ocorre com peças totalmente diferentes. Não se iluda. Quando estiver acabando os produtos do último lote de um dos produtos você deve começar a inserir o outro na sua produção de forma que seja feita uma transição bem sutil e natural.
Claro, sem impactar no seu lote atual que está sendo produzido. Espero que com esse artigo tem conseguido melhorar a sua produtividade.
Como eu mesmo disse, 10 dicas sobre como ter sucesso na produtividade. Eu procurei ser rápido nelas para não tomar muito do seu tempo, apenas para que acenda uma luz na sua mente caso algo na sua empresa não esteja realmente alinhado ou mesmo esteja saindo dos trilhos.