Apesar do que muitos empreendedores conhecem e se lembram, a economia do país é outra. Hoje vou falar de algumas formas de você conseguir investimento para seu negócio, seja ela o BNDES, Investidor, órgão de fomento e/ou parceria. Vamos para cima: 04 Formas de Realizar Sonhos.
Cada um deles tem suas características e peculiaridades, sejam os documentos que você precisa levar para o BNDES, ou mesmo o seu Plano de Negócio que os investidores vão querer analisar e mensurar os possíveis retornos para eles antes de ajudarem sua empresa.
Você pode optar também pela parceria ou órgãos de fomento, que também fazem parte do grupo que ajudam os empreendedores a levantar seu negócio. Está gostando do conteúdo 04 Formas de Realizar Sonhos.
04 Formas de Realizar Sonhos
Meu leitor, você nem imagina quão comum é encontrarmos pessoas que se encontram em duas distintas situações. Ou você tem muito conhecimento e pouco ou mesmo nenhum dinheiro para esta empreitada, ou você não tem conhecimento nenhum, mas tem muito dinheiro.
O Brasil está passando por uma fase ótima para você que quer empreender, como muitos dizem, é na dificuldade que os pequenos podem vir à tona. E nosso país está patrocinando a sua entrada neste mercado.
Porém, independente de qual grupo você decida optar para conseguir investimento, todos irão pedir seu Plano de Negócio, para avaliar se o investimento vale a pena.
Veja pelo lado deles, eles têm dinheiro, porém querem que este investimento se pague, não são órgãos de caridade, nem tão pouco ongs querendo fazer boas ações. Eles estão fazendo negócio.
As empresas que mais conseguem verbas de investimento são aquelas que buscam trazer inovação, revolucionar o mercado.
Então faça o possível para colocar no seu negócio essa visão de inovação, de trazer algo fora da caixinha, uma coisa nova. Não precisa reinventar a roda, só de você ser ter um foco em uma indústria mais automatizada já apresenta mais inovação. Não tem desculpa de não entrar no mercado. 04 Formas de Realizar Sonhos.
BNDES, Investidor, Órgão de Fomento e/ou Parceria – Investidores
E meu leitor, não se engane, investidor não é somente quem entra com dinheiro no seu negócio, investidor pode tanto entrar com verba como também com conhecimento.
Então se você está passando por uma situação complicada, seus processos não estão bons, produtividade caindo dia após dia, sente que está saindo do mercado e não tem dinheiro para contratar alguma consultoria para te apoiar, as vezes um investidor de conhecimento pode ser uma solução.
Já o BNDES, ele vai olhar o seu negócio para poder emprestar dinheiro para você, e você irá pagar este empréstimo com juros muito baixos.
Agora o investidor entra com o dinheiro e você com conhecimento, mas vai ter uma hora de dividir as tarefas com ele. É muito raro este “sócio” não te ajudar com nada na empresa, só colocar dinheiro e se afastar.
Ele precisa cuidar do investimento dele, então você tendo sucesso ele garante mais o retorno dele. Por este motivo, faça uma divisão de tarefas formal, defina quem vai cuidar de que. Assim você terá não só um investidor como também um verdadeiro parceiro.
Enfim, para você conseguir seu investimento existem esses caminhos, BNDES, investidor, órgão de fomento e/ou parceria. Prepare com cuidado seu Plano de Negócio para ser o mais atrativo para esses investidores. Inclusive na parceria, a pessoa que entra como parceria não quer ser seu investidor, ele quer ser seu sócio.
Sempre é uma moeda de troca, cada um tem alguma coisa que pode agregar ao outro.