Skip to main content

Vamos Falar de PCP – Dr Gestão

A vida tem seus altos e baixos, suas vitorias e derrotas. Algumas horas tudo dá errado e seus planos vão por água abaixo. Aquela viagem que você planejou não deu certo, aquele piquenique com sua família foi atrapalhado por um dia de chuva, você não ganhou aquela promoção que estava batalhando tanto para conseguir e etc.

Mas também existem vitórias, seus filhos passaram de ano com um ótimo rendimento escolar, você ter sido promovido, sua família estar saudável e bem. Enfim, enquanto que os pontos baixos nós não queremos nem lembrar, os pontos altos devem ser comemorados e é por este motivo que eu estou aqui hoje. Compartilhar com vocês minha felicidade.

Agora em dezembro saiu meu segundo artigo nesta revista. O título dele é “Vamos Falar de PCP” e está na categoria de palavra do especialista. Sou o especialista na área do vestuário.

Vou falar sobre este meu artigo que devido a abrangência e fama da Textília, será lido em vários países da Europa, America Latina e Ásia. A revista chega em quase todos os países da Europa e America Latina, porém, na Ásia ainda não tem um domínio tão grande e chega em alguns países de lá apenas.

Vamos Falar de PCP

Meu artigo está localizado na página 60 e 61, tem uma foto minha e algumas imagens relacionadas ao PCP para auxiliar o entendimento do leitor. Neste texto eu abordo o conceito de PCP planejando de acordo com o tempo que demora suas fases e de acordo com que precisa demorar.

Como vocês já sabem, PCP significa programação e planejamento do controle da produção e antigamente esta sigla era PPCP, mas com o tempo ela sofreu uma simplificação.

Falo sobre as duas grandes vertentes de um planejamento, suas vantagens e desvantagens. Trata-se de uma matéria muito densa que vai ajudar bastante para o bom entendimento sobre PCP.

Falo também sobre produção e uso de softwares que são dois assuntos complementares ao PCP e não podiam ficar de fora.

É um assunto muito interessante para você que é faccionista, dono de empresa de confecção ou até mesmo gestor de alguma, para quem trabalha com private label, lojistas e etc.

Para você que está curioso sobre meu artigo e quer le-lo, o link para a revista digital está aqui: http://www.textilia.net/cii/itt108/

Próximos conteúdos

Meu primeiro artigo nesta revista eu falo sobre chão de fabrica, o segundo é sobre PCP como disse acima e a ideia é que meu terceiro artigo fale sobre Terceirização. Amo muito este tema e acho ele uma das estratégias mais importantes do mundo atual. Permite ampliar e muito sua presença no mercado e assim destacar sua facção/oficina, empresa ou até mesmo marca.

Estava pensando em escrever sobre o que fazer para ter uma terceirização mais positiva. Ai farei o mesmo esquema, escrevo o artigo e depois, quando ele for publicado eu irei gravar um vídeo sobre ele e escrever um artigo para atender à todos os públicos, tanto os do meu blog como também do meu canal do youtube e minhas redes sociais.

Por fim, convido você a ir lá ler meu artigo, entre no site da Textília Press, clique em menu e depois ITT(trata-se de uma revista da Textília Press). Meu artigo está na página 60 e 61 do pdf. Têm um organograma de uma empresa de confecção e algumas imagens de planejamento que vão te ajudar a entender melhor este importante conteúdo.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.