Skip to main content

Série Loja-Como Ter uma Loja de Sucesso- Dr Gestão #02

O tema do artigo é lojas, uma continuação do artigo anterior que era uma introdução neste setor. Vou falar sobre alguns pontos principais tais como: “Você já mapeou os principais fornecedores do seu nicho e os influenciadores do seu mercado de atuação?” Lembrando que estou seguindo a teoria do livro Lojas – motivos que levam do sucesso ou fracasso. Um livro muito bom, um verdadeiro best-seller para o segmento das vendas.

Características Fundamentais

Alguns fatores devem ser levados em maior  consideração que outros. Algumas ações tem maior impacto para a satisfação do cliente que outras, sendo que, você quer o máximo de satisfação do seu comprador.

O pós-venda, por exemplo, é uma das horas de garantir a fidelidade do cliente com sua loja. O atendimento, o modo do lojista se relacionar com o cliente e apresentar os produtos também auxiliam na criação desta fidelidade. Qualidade dos produtos é mais um fator que mantém o público alvo satisfeito e aumenta as chances do comprador voltar mais vezes a sua loja para futuras compras.

Criar um diferencial da sua loja é fundamental, destacando o seu comércio em relação aos demais que existem no mercado através de estratégias como formas de pagamento, gostos específicos, vendas e-commerce, entre outros.

Formas de pagamento

Um grande diferencial aos olhos do cliente, muitas vezes  o seu comprador precisa de algo especifico, mas está com poucos recursos financeiros e não requer  condições de comprar com cartões de debito e crédito, dinheiro ou cheque. Se você disponibilizar outras formas de pagamento como carnê e boleto bancário seu cliente irá ter a possibilidade de comprar com você e deste modo conhecer sua loja.

Fornecedores

Quais são os fornecedores que tem abastecido seus estoques? São fornecedores conhecidos pelo mercado? Eles seguem prazos e qualidade? De onde eles obtêm a matéria prima? Fatores muito importantes para uma boa associação com seus fornecedores, saber algumas informações a mais irá lhe ajudar.

Influências

Por fim, quem que está influenciando o mercado? Quem está influenciando você a ter uma coleção diferenciada? Você sabe quem são seus concorrentes diretos atualmente?  Estas perguntas são importantíssimas para determinar estratégias de vendas, respondam elas com sinceridade e vá atrás de mais informações para que você possa influenciar o mercado e não o oposto.

Qualquer informação irá lhe fornecer pontos onde você pode melhorar (suas fraquezas). Uma boa ideia é fazer um brainstorm para obter respostas de algumas das perguntas e descobrir se o seu público está sendo atendido como deveria.

 

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.