Skip to main content

Qual o Tamanho da Sua Empresa?

O número de empresas no Brasil vem crescendo assustadoramente.  No inicio de 2017 foram criadas quase 200 mil empresas e mais de 75% destas se incluíam na classe de microempreendedores individuais ou também denominados MEIs. Ao analisar esses dados e compara-los com os anos anteriores notamos um elevado aumento destes valores. Isso mesmo!! A quantidade de empresas que vem surgindo é gigantesca.

E adivinha onde que houve o maior aumento de empresas? Sim, no sudeste do país, em que de um mês para outro apareceu 98 mil empresas, mais de 50% do total.

Os valores que estou apresentando para vocês foram retirados do site do SEBRAE, junto com eles tem os dados de todas as regiões brasileiras, nordeste, com 35,5 mil empresas novas, a região sul teve 31,8 mil novas empresas, o Centro-Oeste com 18 mil e por fim a região norte com 10 mil novas empresas. Isso tudo só em janeiro de 2017.

E janeiro não foi recordista sozinho não!! O mês de março bateu todos os recordes desde que os dados começar a ser coletados. Tivemos o maior aumento de empresas da série. Ultrapassou a marca de 200 mil empresas

Com tantas novas empresas, você sabe definir o tamanho da sua?

Existem duas maneiras simples que podem ajuda-lo nessa classificação. A primeira é de acordo com o seu faturamento, classificada conforme as normas do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Este faturamento corresponde aos lucros da empresa, os mesmos que se utiliza no calculo dos impostos.

A outra forma é através do numero de funcionários. Esta classificação é feita pelo SEBRAE. Deste modo, a quantidade de funcionários que determina seu tamanho.

Na imagem temos dados retirados do site do BNDES em relação às faixas de faturamento para classificação dos tamanhos das empresas (quadro 1) e a metodologia de mensuração do SEBRAE para dimensionar o tamanho das empresas através do seu número de funcionários (quadro 2):

Qual o tamanho de sua empresa
Qual o tamanho de sua empresa

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.