Skip to main content

Preço Correto para Estamparia-Dr Gestão

Todo profissional no inicio da carreira se depara com um grande problema. Domina todas as habilidades para realização do projeto, mas não sabe quanto cobrar pelo seu trabalho. Anteriormente já escrevi sobre este tema, porém agora vou me aprofundar mais neste assunto no setor de estamparia. A grande questão que iremos tratar aqui é: Qual é o preço correto para estamparia? Que valor utilizar para que eu possa ajudar meus clientes e vender melhor o meu produto?

Custo minuto

A primeira medida para que você consiga colocar um preço justo para seu produto é saber o custo minuto da sua empresa, isto é, o quanto sua empresa gera de custo a cada minuto de funcionamento. Mais especificamente o custo minuto da sua empresa relacionado ao processo de estamparia, levando em conta tempo dos processos, custos dos materiais e etc.

Outros Fatores

Além do custo minuto da sua empresa existem outros fatores que o mercado trabalha, sendo que estes auxiliam na valoração do seu produto. Entre esses fatores, temos quantidade de peças, cores, estampas, posição da estampa e mais vários outros. Com essas informações o mercado faz um orçamento básico referente a seu produto para não ocorrer valores muito discrepantes entre as diferentes marcas. O seu valor precisa estar dentro deste intervalo estabelecido pelo mercado.

Apesar de não se tratar deste assunto, alguns dos diferentes tipos de estamparia são:

  • Estamparia sublimado;
  • Estamparia de cilindro;
  • Estamparia de quadro;

Outra famosa forma de estamparia é o silk, um método de estamparia que consiste na impressão de um texto ou imagem em uma superfície por pressão de um rolo ou espátula. Você pode trabalhar o silk com berço automático, preparando 14 a 18 telas de forma inteiramente automática, apenas programando a relação de cores deste berço. Atualmente o mais tradicional do mercado da estamparia é um quadro feito com utilização de nylon na madeira.

No mercado existem diferentes formas de estamparia, elas variam nas cores, ou se estão na frente ou na parte posterior da peça.

Apesar destes inúmeros outros fatores que valorizam a estamparia, o custo minuto ainda é essencial, pois ele precisa servir de base para a quantificação do preço da peça. Por incrível que pareça, este custo minuto é um diferencial para o mercado atual, ele permite que você lide com valores e auxilia na tomada de decisão. O mais importante no final das contas não é o lucro em si, mas sim que o preço de seu produto esteja dentro da realidade do mercado, caso contrário você não realizará nenhuma venda ou sairá no prejuízo.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)