Skip to main content

PCP Setores Envolvidos-Dr Gestão

Já se perguntou se existem setores da confecção que garantem maior assertividade ao PCP do que outros? Alguns setores são mais importantes e naturalmente utilizar o PCP nestes setores será muito mais impactante para sua empresa, confecção/ facção.

Mas quais são estes setores??

Setor Comercial

O Setor comercial é muito impactante porque se responsabiliza pelas vendas e acaba conduzindo a produção. Se não houver vendas, não há necessidade de produzir algo. Portanto, o vendedor que utiliza PCP gera maior impacto positivo e garante um maior desempenho da empresa. Este vendedor precisa deixar claro o prazo de entrega dos produtos para o cliente, por exemplo.

Setor Financeiro

Financeiro é o capital que eu disponibilizo para comprar matéria-prima, aviamento e qualquer outro custo necessário para funcionamento da minha fabrica. existem duas vertentes que se utilizam no mercado atualmente.

  • 1° vertente: Disponibiliza-se a verba e o número de produtos que deverão ser feitos com este orçamento.
  • 2° vertente: Disponibiliza-se uma verba, mas não se estabelece uma quantidade de produtos para serem feitos com este dinheiro.

Exemplificando para ficar uma coisa mais visual. A primeira vertente seria caso possuíssemos na nossa empresa R$50.000 e estipulássemos como meta fazer 50 modelos com este dinheiro. Já a segunda vertente, temos os mesmos R$50.000 mas não uma quantidade de modelos na meta.

Assim, deve ser feita uma reunião com os diretores para ser decidido a verba que será disponibilizada e para o que ela será disponibilizada ou mesmo para que quantidade. No caso do exemplo,

Setor industrial

Considero o setor industrial uma área muito importante, se não a mais importante. É o setor que o PCP mais vai gerar impacto. Qualquer otimização que o PCP promover vai gerar um movimento em cadeia aumentando a produção, vendas, lucros, qualidade, etc.

O segmento comercial e financeiro direcionam o setor industrial  que por sua vez define a quantidade de pessoas que irão trabalhar na industria, quantas máquinas, espaço físico, aparelhagem de balanceamento, produção interna ou externa. Essas características vão garantir que o resultado final seja eficaz.

Outros setores

Existem muitos outros setores, eu decidi falar apenas desses três para não ficar um conteúdo muito intenso. Para você ter uma ideia, dentre outros setores que eu poderia falar, temos:

  • Rh;
  • Logística;
  • Transporte;
  • Recebimento;
  • Administrativo;

Existem algumas observações interessantes  que valem a pena serem citadas.  Para mim, logística é um primo direto do PCP , ao contrário do que muitos confundem pensando que logística é a mesma coisa que PCP. O setor de transportes se refere à entrega do produto final e não ao transporte de matéria prima, sendo esta uma responsabilidade do fornecedor. E por fim, o setor financeiro e o administrativo apesar de serem parecidos e vários aspectos, um deles lida com a questão de processos e questão legislativa enquanto que o outro foca mais no aspecto financeiro propriamente dito.

Esses 3 braços do PCP são alguns dos muitos que a ferramenta possui. É possível melhorar o desempenho nestes setores com a utilização de softwares, desde os mais simples como um Excel ou mesmo um Project até mais específicos como um Millenium que é mais focado na área de confecção.

O mundo mudou muito, atualmente as empresas que não buscam se desenvolver por meio da conectividade, buscando expandir seus processos para o mundo virtual e preferem se manter alheias à essa nova era, rapidamente estão ficando para trás das empresas mais novas que fornecem maior qualidade, rapidez e segurança à seus funcionários.

Agora podemos concluir que o PCP, quando bem utilizado, trabalha melhor com alguns setores que outros. Estes que ele trabalha melhor são extremamente vitais e usar o PCP neles gera uma vantagem sobre qualquer concorrente. Os setores que o PCP não se mostra assertivo o suficiente não deixam de ser vitais, no entanto é preciso buscar outras ferramentas para utilizar com eles, obtendo assim o máximo de cada um.

 

 

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.