Skip to main content

PCP Aliado a Produtividade-Dr Gestão

Darei continuidade aos temas que andei abordando no mês de agosto relativos ao PCP. O artigo de hoje será sobre a utilização da ferramenta PCP como um aliado à produtividade. Pretendo com este artigo responder àqueles que ainda tem dúvidas sobre qual a ajuda que o PCP proporciona para a produtividade de sua empresa.

Já mencionei antes, mas volto a ressaltar esta informação. É extremamente comum encontrar profissionais utilizando o PCP em qualquer segmento da indústria de confecção e moda. Não apenas nela, mas sim em todas as indústrias. O funcionamento do PCP se altera entre cada segmento, mas sua essência permanece a mesma em todos eles. Cada segmento utiliza um “braço” do PCP.

Os principais segmentos que utilizam o PCP são:

  • Industrial
  • Financeiro
  • Comercial
  • Produção
  • Administrativo
  • Estilo/design
  • Franquia

Com o tempo trabalhando com o PCP percebi que ele controla o produto desde seu começo ao final. Deste modo que esta ferramenta contribui para o que precisamos. Então, como que o PCP contribui na produção? Simples, o uso do PCP exige que o profissional na gestão acompanhe todas as fases, desde a matéria-prima até a entrega do produto final. Esta atenção especial à sua produção que fará a melhora da mesma.

Lá no inicio da produção, in place(entrada), todas as partes componentes amarradas em lotes. Tudo que você usará para a produção deve estar no mesmo espaço. Esta ação evita que ocorra problemas indesejados durante a produção. Faça um levantamento se tudo está ok antes de começar. Por exemplo: Uma calça jeans. Você precisa de zíper, linha, fio, botão, tecido e etc. Todos estes componentes devem estar próximos na in place(entrada).

Portanto, quem é o responsável pela melhora na produtividade da linha de produção? O PCP é um dos responsáveis. Ele que gerencia todas as fases da empresa. Existem outras formas de gerenciamento por via do PCP, apenas exemplifiquei uma delas.

Então podemos começar a perceber que o PCP é um aliado da produtividade, porém, apenas se existir um cronograma bem programado, um acompanhamento dos processos e uma rígida fiscalização da qualidade e dos prazos. Apenas utilizar o PCP e deixar de lado tudo esperando que as coisas se resolvam e sua produção aumente é receita certa para desastre.

Os diferentes segmentos exercem influência em setores diferentes. O industrial controla o setor interno da produção e das facções. O financeiro dispõe dos ativos para comprar matéria-prima, aviamentos e todos os componentes que você for precisar para realizar sua produção. O comercial é responsável pelas vendas e a preocupação com as datas festivas. Dia dos Pais, Dia das mães, Natal, Ano novo e etc

Como o PCP possui muitos “braços”, ele consegue unir estes diversos segmentos. Unifica-los para que a empresa caminhe toda junta na mesma direção. Assim o PCP dá um norte para sua empresa. Neste caso, o PCP deve acompanhar todas as fases de todos os setores para que ele auxilie ao máximo sua produção.  Utilizando o PCP você terá uma produtividade muito acima da planejada.

Espero que tenha sanado todas as dúvidas sobre como o PCP é um aliado da produção. Caso contrário muito em breve estarei retornando à este assunto importantíssimo para a indústria de confecção e moda.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)