Skip to main content

Os 03 Problemas do Empreendedor de Confecção de Roupas-Dr Gestão

Como eu posso empreender e obter sucesso em minhas ações como empreendedor?  Não existe caminho fácil para um empreendedor ter sucesso. O que existe são alguns conhecimentos que permitem ampliar suas chances de obte-lo.Quanto mais cedo os souber, menos erros serão cometidos e maiores serão suas chances de seu empreendimento se destacar no mercado.

Você que quer empreender, mas tem medo de falhar ou até mesmo já empreendeu, mas não atingiu seus objetivos. Sem dúvida uma ajuda será bem vinda. Hoje vou falar três dicas de ouro para auxilia-lo no seu árduo caminho até o sucesso. Essas dicas são mais direcionadas para empreendedores, no entanto, elas podem ser utilizadas para outros segmentos também. São dicas valiosas e seu valor é imensurável para aqueles que precisam.

1ª dica de ouro – Pesquisa de mercado

Antes de entrar no mundo empreendedor, é essencial que seja feita uma pesquisa de mercado com a intenção de descobrir se sua ideia será bem recebida pelo seu público alvo ou até mesmo se haverá um público para absorver sua ideia. Algumas vezes a sua ideia é ótima, mas o público não a encara muito bem e ela por fim acaba sendo rejeitada pelo mesmo.

A um tempo atrás assisti a uma palestra relacionada com o tema de empreendedorismo e o palestrante comentou algo que gostei muito e quero compartilhar com vocês. “Não existe ideias ruins, algumas ideias dão errado apenas porque o público ainda não está preparado para elas”. Essa frase é extremamente útil para nós, pois ela representa muito bem a necessidade da pesquisa de mercado. Sua ideia pode ser ótima para você, mas o único modo de você saber se será aceita pela população que se destina sua ideia, será analisando dados e montando sua pesquisa de mercado.

Nesta pesquisa deverá ser levado em conta diversos parâmetros, entre eles temos:

  • Público alvo
  • Faixa etária
  • Classe social
  • Orçamento disponível
  • Região de abrangência

Poderão ser utilizados mais parâmetros na pesquisa, mas estes influenciam muito e por este motivo achei importante destaca-los.

2ª dica de ouro – Montar uma ficha técnica sobre sua ideia

         Está dica é muito valiosa para o segmento do mercado. Com ela você poderá definir um preço para seu produto ou serviço tendo em vista seus concorrentes e o mercado em si. Sua ficha técnica auxiliará também no levantamento de informações como matéria prima, custos e markup (seu preço de venda).

Tenha em mente os processos para aplicação da sua ideia, por exemplo:

Suponha que você queira montar uma empresa de camisetas de malha. Você possui duas grandes opções de venda, tais como revender de porta em porta ou abrir uma loja para vende-las. Essa ficha técnica terá o custo da matéria prima para produzir as peças, o custo de produção e transporte, aviamentos e etc. Em posse destes dados é possível determinar se o preço que você está estipulando é compatível de modo que gere lucro e também se está dentro dos limites de seu mercado consumidor. Não é sempre, mas há casos de inviabilidade do empreendimento por conta de custos externos que encarecem o preço final do produto ou serviço.

Uma forma muito rápida e eficaz de verificação do preço é pesquisar o seu concorrente. Muitas vezes é aconselhável realizar a pesquisa de mercado e também a elaboração da ficha técnica, mas  esta verificação do  concorrente permite uma analise inicial satisfatória para o primeiro momento.

Mais uma ferramenta que você pode fazer uso para sua ficha técnica é o brainstorm.  Brainstorm para quem não conhece é a reunião de várias pessoas para ter ideias de algum problema que necessite de uma solução.

3ª dica de ouro – Saiba que tipo de negócio você vai montar

Saiba como será seu negócio, qual material você vai utilizar tecido de malha ou tecido plano, por exemplo, seu negócio será destinado a atender a população ou à uma loja ou facção ? Você trabalhará por conta própria ou para terceiros? Você será produtor ou revendedor? Estas muitas perguntas vão guiar seu negócio inicialmente. Talvez lá na frente você altere totalmente o que você imaginava no começo, mas ter este começo bem visualizado é útil para o primeiro passo.  Mais uma frase que eu gosto bastante, “O primeiro passo é o mais difícil, para os demais passos apenas é necessário repetir o que você já fez antes”, não sei o autor desta frase, mas acredito que ela se encaixa muito bem nesta difícil etapa inicial.

Existem mais dicas, para este primeiro momento acredita que estas três vão prepara-lo e garantir um avanço considerável de seu negócio. Novamente, Realize uma pesquisa de mercado, monte uma ficha técnica sobre sua ideia e tenha sempre em mente que tipo de negócio que será o seu.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)