Skip to main content

Industrial-Comercial-Financeiro na Indústria de Confecção-Dr Gestão

Toda empresa tem três “importantes setores” que a compõem. O setor industrial que produz, está ligado a área fabril, o setor comercial que vende e o setor financeiro que controla o fluxo de caixa, balanço patrimonial (ativos e passivos), um setor intermediário entre os dois. Literalmente estamos falando sobre as três áreas mais importantes da sua empresa, portanto, algumas informações a mais sempre são bem vindas, não?

Interação entre as 3 áreas

Para quem não sabe estes três setores não são independentes entre si, o financeiro não pode trabalhar sem trocar informações com o setor industrial e muito menos com o setor comercial. Eles devem estar constantemente conversando entre si, realizando reuniões frequentemente.

Eu sei que eles são importantes em qualquer empresa ou indústria, mas como a indústria de confecção e moda trabalha muito com logística, cronograma, entregas, prazo e etc, esses três setores precisam estar atuando continuamente para o bom funcionamento da sua marca.

Coleções

Atualmente vemos que a quantidade de coleções aumentou muito, pois os prazos e tempo das coleções diminuíram bastante também.  Constantemente vemos as coleções das empresas de moda sendo trocadas quinzenalmente, ou seja, duas coleções diferentes por mês.

Por conta dessa velocidade toda que o mundo está caminhando, eu preciso ter consciência  se o setor comercial está atendendo aos prazos e realizando  uma pesquisa de mercado assertiva entre outras coisas. A responsabilidade é grande, pois caso o setor comercial não faça uma pesquisa assertiva, isso certamente comprometerá e atrapalhará o setor financeiro que disponibilizará a verba.

Imaginem quanta responsabilidade está por trás do setor comercial, caso realize uma pesquisa errada por qualquer motivo, a coleção não será muito bem aceita pelo mercado e isso irá prejudicar diretamente o setor financeiro e o setor industrial.

O setor industrial é o mais dependente das reuniões, afinal, ele irá realizar exatamente o que foi traçado nesta e precisa entender muito bem qual é a situação do setor financeiro e o setor comercial. Muitas vezes terá de contratar algum mecânico ou técnico para realizar manutenções preventivas e em alguns casos comprar novos aparelhos quando a vida útil dos seus já está no fim.

Enfim, o setor industrial que é o responsável pela melhora da produtividade. Ele que é o fator limitante do setor comercial e do financeiro. Para que o industrial tenha todas as ferramentas que precise, o comercial e o financeiro precisam falar a mesma língua e se entender mutuamente.

E Qual a Vantagem dessas Reuniões?

E para que essa atenção toda a esses três setores? Como o mundo está mais veloz, um pequeno erro de qualquer um deles se transforma em uma grande bola de neve lá na frente. Com coleções quinzenais, todo mês será lançado duas coleções, fato este que estimula o lucro da marca, mas também que aumenta o risco de surgir algum prejuízo, tendo seu patrimônio empresarial afetado caso o capital de giro que foi utilizado não retorne à sua empresa. Portanto, nada mais justo que uma reunião semanal para impedir  todos esses problemas, não?

 

 

 

 

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)