Skip to main content

A História do Dr Gestão-Dr Gestão

Esses dias estava pensando em todas as minhas conquistas, todos os meus passos até o ponto que estou. Sei que avancei muito e também sei que há muito o que aprender e o caminho é árduo. Acho que será interessante compartilhar com vocês minha história, deste meu inicio no segmento da indústria de confecção e moda até eu como Dr Gestão.

Eu já fui gerente de várias empresas e sempre trabalhei com consultoria, mas recentemente tive a grata surpresa de ser convidado pela revista ITT da Textília para escrever como colunista no setor do especialista da mesma. Claro que fiquei muito contente com a notícia, afinal, sempre fui um grande admirador e eterno leitor dela.

Desde a época que cursava o técnico já folheava a revista, portanto, tive uma enorme surpresa de ser chamado para ser especialista da revista e não sei descrever minha felicidade com esse convite, mas posso dizer que fiquei sorrindo por dias.

O começo de tudo foi em 1995, eu trabalhava no segmento do comércio, já era gerente de uma empresa alimentícia, e tinha um amigo que amava jogar bola no SENAI-CETIQT. Inicialmente eu apenas frequentava, mas com o tempo comecei a interagir mais e viramos grandes amigos, comecei a participar do futebol que sempre ocorria duas vezes por semana. Começava as 18 horas e ia até umas 21 horas. Nessas integrações eu comecei a conhecer melhor este mundo do SENAI e também me enturmar mais com as pessoas de lá.

Através deste network, conheci pessoas que falavam sobre o segmento da fiação, tecelagem, indústria química e indústria de confecção. Com o tempo fui me apaixonando por este novo mundo recém-descoberto, passei a frequentar a instituição, e conhecer ainda mais esse seguimento e conversar com os professores dos quais fiz grandes amizades. Resolvi prestar o vestibular. Era uma boa saída para mim, eu já estava trabalhando no mercado de segunda a sábado, sem tempo para família e amigos, cada segundo em alguma atividade. As vezes estava trabalhando aos domingos também. O SENAI-CETIQT era uma nova oportunidade de vida, um novo desafio quem sabe.

Após uma árdua preparação, pois era muito concorrido já naquela época, consegui passar. E com um diferencial que uma boa parcela dos demais não tinham. Como eu já havia cursado o 2° Grau, apenas precisava cursar 2 anos do ensino técnico, enquanto que quem não tinha cursado ainda devia fazer o regular e o técnico, totalizando 3 anos.

Na metade de 1997 eu já estava formado e como haviam muitas empresas procurando profissionais, consegui um estágio na Triumph International, uma empresa de lingerie que era líder no seu setor e situava-se em Nova Friburgo, a capital da moda íntima.

Esta empresa garantia moradia entre outros benefícios, fiz vários amigos e ampliei ainda mais meu Network. Após este empresa, já fui gerenciar uma outra no setor de lingerie mesmo. Dois anos depois conheci um grande profissional neste importante momento da minha vida. Joaquim Ribeiro. Fui trabalhar com ele em uma empresa de Juiz de Fora que atuava no setor de Jeans. As vantagens desta nova experiência foram gigantescas para mim, mas o fato de eu ter conhecido outros estados da federação além de ter entrado de vez para o mundo de confecção foram extremamente importantes para mim.

Em seguida à este último cargo de gerencia, fui para outras empresas, tal como Moda Mania, Venum e muitas outras. Rodei o Brasil trabalhando nas mais diversas empresas e segmentos. Empresas pequenas, grandes, facções, oficinas e etc. Acredito que eu só nao trabalhei com chapéu, terno e blazer, sendo que este último houve sim algumas experiências, apesar de poucas.

Em meio a todos estes estágios e gerencias que passei trabalhei muito com jeans e comecei a entender esta peça de roupa, que tem suas peculiaridades e sua pré-preparação.

O fato de eu ter trabalhado em tantos segmentos que me salvou, pois, se tivesse ficado parado em um único deles me profissionalizando mais a fundo, certamente hoje eu já estaria fora do mercado. Escolhi ter uma visão mais holística e conhecer desde a entrada da matéria prima, passando pelo corte, PCP,custos, costura interna e externa, acabamento e logística até a entrega do produto na loja. Mesmo em nossa crise econômica atual, o mercado da indústria têxtil continua sendo um empregador muito forte. O segundo ou terceiro mercado mais empregador do mundo.

Gerenciei varias empresas e trabalhei muito com consultoria, me formei em confecção do vestuário e resolvi voltar para o SENAI CETIQT, onde fiz administração de empresas. Fui premiado como melhor aluno por conta de minha monografia sobre terceirização. Formei-me em 2011, em 2014 iniciei uma pós em logística. Aprofundei-me um pouco no ramo de empresa familiar na minha monografia da pós-graduação e estava caminhando neste segmento até que, em 2015, recebi o convite para ser docente. Minhas aulas para foram no Pronatec para o pessoal da graduação de modelistas.

Minha última grande conquista foi ser convidado para ser colunista na revista ITT, como eu já disse anteriormente. Nada mais, nada menos que uma das líderes no mercado de confecção.

Essa é um pouco da minha história, como que eu desenvolvi essa paixão latente, de onde que surgiu o Dr Gestão. Como eu adquiri meus conhecimentos sobre todos os setores da Indústria de Confecção e Moda.

Atualmente eu estou realizando consultoria física para empresas e fazendo o prognóstico destas. Desde janeiro comecei um projeto inovador de consultorias online que está dando resultados acima das minhas expectativas, que está me trazendo muita alegria também, pois estou dando condições para àqueles que estão começando, alterando este mercado engessado do Sebrae, Senai e Sesi.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)