Skip to main content

Foco-Dr Gestão

Muitos empresários não se atentaram que a persistência é o sucesso do seu negócio.

Talvez você não vai me dizer que a Osklen do empresário Oskar Metsavaht quando começou  com a ideia de fabricar casacos para alpinistas daria certo, pelo contrário as opiniões eram as mais adversas.

Veja hoje aonde está a Osklen, espalhada pelo mundo como referência como marca e também em camisas de malha. E ainda tentar me convencer tete a tetê que a sua facção/oficina tem sobrevida no mercado. Conheço duas empresas que estão com o selo da ABVTEX que são muito solicitadas no mercado de moda para fornecedores que trabalham para magazines.

A marca de moda Salinas que começou costurando e ainda comparando e revendendo para amigas produtos de moda praia.

Posso exemplificar ainda roupas para animais domésticos, como cachorro e gato que se chama pet love.com. br e a pet moda.com.br.

O que quero dizer com isso tudo, que você não pode desfocar de seu sonho. Viram muitos e não poucos e tentaram te provar que esse seu mercado não tem público. Como disseram para a Osklen Metsavaht e para o pão de queijo. E também para a Kibon.

Sabe qual é o segredo? Nunca desfocar, não importa o tempo, pelo que acredita  dure. Coloque metas, mas você precisa realmente fazer a sua parte. A grande verdade sempre somos apresentados a novos nichos ou algo que conseguiremos ter, mas sucesso. Mas pegue o exemplo que cito acima e vá para cima. Não se deixe levar por propostas tentadoras querendo te provar que serão melhores que a sua.

Foco em qualquer que seja o assunto, ou algo que precisa realmente focar. Tem sido o câncer de muitos empreendedores. Razão que sempre surge algo que achamos que é bom para nós, mas esquecemos de que esse algo novo pode atrapalhar e muito aonde realmente queremos chegar.

Nessa minha jornada em várias empresas, facções, oficina já vi de tudo um pouco. Histórias que poderiam ser hoje de sucesso, mas por causa de sair do foco, deixaram de viver os seus sonhos e vivem os seus pesadelos. Mas também histórias lindas que podem ser transformadas em livros para provar que o foco faz nos chegar aonde nós nem imaginamos. Vários cases de sucesso que me deixa profundamente feliz, por de tido alguma forma participado desse foco, que do sonho virou algo maravilhoso e despontando hoje como referências no mercado da Indústria de Confecção e Moda.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)