Skip to main content

Focar no PCP ou na Logística-Dr Gestão

Eu sempre falo de logística e de PCP, mas será que está bem claro para todos a diferença entre estes 2? Sim, Não, Talvez? Por via das dúvidas vamos explorar um pouco estas duas palavras para garantir que todos estão acompanhando bem o assunto.

Por regra, logística é o armazenamento, a distribuição e a manutenção. Criada e aprimorada durante a guerra, surgiu com o objetivo de ajudar a área militar. Com o passar do tempo, a logística foi naturalmente se adequando aos segmentos da indústria. Atualmente é muito empregada na confecção, mas claro, com outra vertente.

Você lida com logística o tempo todo e não percebe. Quando está trabalhando com distribuição de produtos, verificando indicador de desempenho, entre outros casos.

A logística ajuda muito o PCP. Caminham juntos na distribuição e indicador de desempenho, mas o PCP trabalha com mais do que isso.

PCP

O PCP funciona através da programação, controle e produção. Após a programação você utilizara a logística para seguir o que foi cronogramado. Mas como que vou fazer este indicador de desempenho seja atrelado ao material humano ou máquina? Deve controlar a forma e ver se está sendo bem distribuída e alocada a quantidade de máquinas e pessoas, além, é claro, de checar se está sendo usada de forma correta.

É necessário que se saiba antecipadamente como será a distribuição final do produto. Se será por transportadora, por veículo próprio ou se o cliente irá providenciar o recebimento que de seu produto.

PCP e Logística

Não deixe de trabalhar a logística atrelada ao PCP! Mesmo tendo tarefas, funções e desempenhos totalmente diferentes, ambos estão extremamente associados entre si. A logística vai melhorar a qualidade do seu PCP. Caso seja bem trabalhada, será de grande ajuda para sua programação, planejamento, controle e produção (interna ou externa)

Sempre que possível, verifique seus indicadores de desempenho, quais produtos que estão vendendo mais, como está o estoque do seu produto, se o endereçamento dos produtos estão simplificados ou complexos para seu cliente na hora de comprar, etc. Quando se trabalha com E-commerce é muito importante ter esta noção sobre trabalhar esse estoque do produto, esse endereçamento atrelado a logística.   Também é possível trabalhar com a curva ABC com vários fatores: estoque médio, estoque máximo, entre outros.

Portanto a logística e o PCP são muito parecidos, mas ao mesmo tempo possuem uma linha de raciocínio totalmente diferente. Quando for utilizar os dois na prática que você verá nitidamente na hora de empregar na prática. A logística ajuda muito o PCP, mas não esqueça que na hora de planejar e programar você deve usar a logística para alcançar resultados melhores.

 

 

 

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)