Skip to main content

Facção de Costura Certificada com ABVTEX-Dr Gestão

Continuarei falando mais sobre o assunto do selo ABVTEX e vou tentar dar uma aprofundada maior neste conteúdo importantíssimo. Escrevi este artigo com base em observações e coleta de dados de uma confecção do Rio de Janeiro chamada Lumiar Confecções. Ela possui o Selo ABVTEX e trabalha para facção, um exemplo perfeito para nós sobre este conteúdo.

Acredito que este artigo vai auxiliar a todos para compreenderem a importância de ter esta certificação na sua confecção. Com este selo, você terá portas abertas para trabalhar para as grandes empresas e seus fornecedores.

Atualmente esta confecção, Lumiar, é uma subcontratada e por possuir este selo ABVTEX, têm um grande diferencial à frente de seus concorrentes.

Primeiros passos

A primeira etapa é preparar sua empresa para receber os órgãos responsáveis pela certificação. Conversei com a proprietária da Lumiar para saber mais sobre o assunto e ela me revelou informações cruciais para todos aqueles que querem empreender nesta área.

Durante a preparação da empresa você deve se profissionalizar, não existe espaço para amadores nesta hora, você toma uma grande decisão quando decide subir para este novo patamar. O correto é buscar uma consultoria para auxiliar a cometer o mínimo de erros possíveis e atender à todas as NRs (Norma Regulamentadora) que são exigidas pelo comitê da ABVTEX.

Dificuldades

A maior das dificuldades observadas pelos funcionários da Lumiar na implantação deste novo sistema foi a ignorância e falta de conhecimento sobre o assunto. Não existia a preocupação de assinar carteira de trabalho e muito menos com a segurança dos trabalhadores. Não se sabia nem mesmo da existência das 35 normas que deveriam ser seguidas. A medida que foi sendo descobertas estas informações, foi se tornando possível arrumar as inconformidades.

Destas 35 normas, tem de tudo, dentre eles há a licença ambiental, remuneração da mão de obra trabalhadora, carteira assinada, segurança contra incêndios atualizada junto ao corpo de bombeiros e etc.

Vantagens

Com esta certificação, seu custo minuto diminui por causa dos custos fixos que são planejados e produtividade do mesmo período aumenta, gerando um ótimo resultado financeiro. No caso da Lumiar que trabalham indiretamente para as grandes Magazanes, este aumento financeiro é gigantesco, pois se ganha no volume. Quanto maior sua produção, maior seu lucro final.

Depois de passar por estes processos, você estará mais profissionalizado. Começa a respeitar mais seu trabalhador e se preocupar mais com sua segurança. A partir do momento que ele entra dentro de sua empresa, torna-se sua responsabilidade. O uso de calçados uso de protetor auricular, ter certo carinho pelos funcionários, afinal, “se tratam de seu maior capital, seu tesouro”.

Mercado

No atual momento, a Lumiar trabalha para a Duomo e esta por sua vez trabalha para as grandes Magazines do Rio de Janeiro. Qualquer peça de linha de cuecas e sungas com o selo Duomo é produzida pela Lumiar. Está grande responsabilidade só existe graças ao selo ABVTEX. Caso não possuíssem esta certificação, não teriam a menor chance de competir com este mercado extremamente competitivo. Ficariam para trás de outras empresas com esta e outras certificações.

Esta é a importância do Selo ABVTEX, seu trabalho alcança um novo patamar, você se torna mais que uma pequena empresa, adquiri uma confiança por parte do mercado que não poderia ser obtida de outra forma.

Seus funcionários e colaboradores também são afetados por esta mudança. Eles adquirem certo carinho pela empresa, sentem prazer de sair de casa para ir ao trabalho. Veem que a empresa está buscando melhor as condições de trabalho deles, dando benefícios e auxiliando o melhor possível em suas necessidades. O funcionário para de ser um número dispensável e se torna uma importante peça da sua empresa. Este é outro diferencial que você obtém com esta ação de ir atrás deste selo.

 

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)