Skip to main content

Deficiências de Softs para Confecção de Roupas -Dr Gestão

Já falei um pouco sobre softwares antes, pretendo retomar o assunto para falar sobre um tema muito importante atualmente. Os softwares servem para ajudar nos processos da sua empresa e eles realmente o fazem, acelerando os processos e ampliando sua eficiência. No entanto, os softwares têm suas deficiências, eles têm seus limites. Apesar de possuírem tantas funções excelentes, algumas deixam muito a desejar e outras ainda nem sequer existem.

Hoje irei focar em como o software otimiza seu trabalho e a importância de tê-lo em sua empresa, mas também vou focar no por que ele não consegue atingir todo o seu potencial para um gestor na área da industrial de confecção de roupas do vestuário.

Rota de produção é uma funcionalidade que muitos softwares não possuem e mesmo os que a tem não são tão satisfatórios como poderiam ser. Nenhum software consegue integrar as ferramentas para ser útil em várias fases da empresa.

Uma rota de produção eficiente seria extremamente útil para o segmento da confecção, pois garantiria uma velocidade muito maior para os processos que utilizam isso. O cenário que vivemos é que mesmo os softwares que tem essa função, falham miseravelmente na sua aplicação.

Controle das Vendas

Sempre que falo de softwares preciso lembrar a todos dos riscos de implanta-lo antes da hora, o correto é sempre arrumar todos os processos da empresa antes de receber o softwares em suas portas.

Porque estou comentando sobre isso? Por que muitos gestores não gostam de acompanhar todos os processos, de estarem sempre presentes em todas as etapas, controlando as fases da empresa e garantindo os melhores resultados. Estes gestores buscam implantar o software antes da hora, pois uma de suas funcionalidades é este acompanhamento da linha de produção. Ele controla sua produção e suas vendas e fornece todos os resultados para você gerencia-los.

Apesar de o software fornecer este controle, ele ainda é muito ineficiente para esta função e há muito a ser trabalhado antes de ficar eficaz. Existem tantos dados que ele podia disponibilizar para que melhore o gerenciamento, tais como:

  • Quantidade de vendas para cada produto;
  • Produto com mais vendas;
  • Produto com maior faturamento;
  • Preferência de cores pelos clientes;
  • Tamanhos mais procurados pelos clientes;

E para que estas informações seriam uteis para mim e minha fábrica de roupas ou a minha facção? Simplesmente para direcionar suas coleções a um caminho mais assertivo. Auxilia-lo em quais promoções fazer que sua estratégia de vendas dê conforme planejado. Sem informações cruciais como estas basicamente estou projetando as minhas coleções no escuro.

Cronoanalise

Mais um recurso que os softwares deixam muito a desejar é a cronoanálise. Normalmente o programa nem ao menos tem uma função para isto e quando o tem ela é falha e ineficiente.

Deste modo, informações relevantes para balancear aquele produto ou linha de produção, quantidades de maquinário e mão de obra necessária além de muitas outras informações importantes. Enfim, existe uma carência muito grande nesta área.

Custo minuto

Apesar de ser comum encontrarmos custo de mão de obra direta e indireta na área do software responsável pelo financeiro, não vemos nada dedicado ao calculo do custo minuto da sua empresa.

Como vocês sabem, é o custo minuto que dirá quais produtos vou poder fabricar, terceirizar ou ter em sua loja, quais realmente trabalhar a produtividade e vender, através de qual canal vender e quanto cobrar por esta venda. Quais promoções que vão ajuda-lo e quais que o prejudicarão.  Um recurso que seria muito bom se fosse explorado pelos softwares é esse, Custo Minuto.

Controle de Eficiência

Uma ideia genial para ser implantada nos softwares que muitos empresários já conversaram comigo sobre ela, buscando saber se algum programa possuía esta determinada funcionalidade é o controle lá das facções aonde está sendo produzido seu  produto.

Mas este controle é muito mais abrangente que o citado anteriormente. Enquanto que o anterior focava nas vendas, este é mais direcionado ao acompanhamento de todos os processos de forma estratégica e com eficácia. Permite acompanhar número de pessoas envolvidas na produção do produto, a eficiência delas, a situação de produção (tercerizando, quarterizando, etc).

Enfim, uma ferramenta muito útil para quem tem que controlar uma facção e não perder grande parte do seu tempo útil controlando os processos desta. Uma funcionalidade destas viria muito bem a calhar para a área industrial na divisão das janelas do soft. Outros segmentos possuem esta propriedade em seus softwares, falta inserir este conceito no nosso mundo da moda e vestuário.

Todas estas funções iriam garantir uma mega eficiência no nosso mercado, mas nossos softwares ainda são muito ineficientes nestas áreas. É um processo lento que aos poucos vamos conquistando, por hora os softwares ainda deixam muito a desejar.

Simultaneamente, não é possível evoluir sua empresa a um novo nível sem implantar um software, ou seja, mesmo estes sendo ineficientes em alguns requisitos, não utiliza-los é sair mais no prejuízo ainda.

Resta-nos aguardar que estas funções surjam, algumas estão mais próximas de vim que outras, como algo que integralize o e-commerce com os demais processos fiscais da empresa. No momento isto deve ser feito manualmente mesmo. Provavelmente você não encontrará um software que resolva todos os seus problemas, deve procurar aquele que se aproxima mais da sua realidade e necessidade.

 

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)