Skip to main content
consultoria para confecções de vestuário

Como funciona a consultoria para confecções de vestuário

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar de como funciona a consultoria para confecções de vestuário. Os profissionais da cadeia têxtil de confecção geralmente me perguntam como faço em minhas consultorias para ajudar os empresários a encontrar soluções para seus problemas fabris, então, resolvi contar um pouco aqui o meu método.

Consultoria para confecções de vestuário: presencial e online

Basicamente tenho dois tipos de consultoria para confecções de vestuário: a presencial e a online. No primeiro caso, quando me contratam para ir até a fábrica, lá eu faço o diagnóstico dos processos produtivos da empresa. Conforme o porte da confecção, algumas vezes são necessários dois dias, em outros somente um dia, para termos o diagnóstico. Possuo um questionário pelo qual procuro entender a empresa mais de perto e, assim, propor um plano de ação.

Já na consultoria para confecções de vestuário feita de modo online o método é um pouco diferente. Pelo Skype, meu trabalho fica mais parecido com o de um coach. Via de regra temos uma sessão inicial para entender os problemas da confecção de roupas e, depois dessa compreensão, marco outras sessões para poder ajudar de forma mais efetiva a quem me procura.

consultoria para confecções de vestuário

Quando o trabalho é pela internet, o custo da consultoria para confecções de vestuário é bem menor se comparado ao da minha estada física na empresa. Isso porque o deslocamento tem todo um custo de translado, alimentação e hospedagem. Sem contar que há um trabalho de diagnóstico ao chegar à empresa. Nesse caso, após a conclusão do mesmo, é elaborado um relatório, uma espécie de prognóstico.

Já na internet o trabalho é mais para dar um norte para empresários que têm dúvidas sobre quais rumos seguir na sua confecção de roupas. Muitas vezes, com base no relato do cliente, consigo já nas sessões iniciais ter um planejamento um pouco mais assertivo da produção e, assim, propor soluções eficazes para que ele consiga alavancar a sua produtividade.

Ao longo de mais de 15 anos de atuação na indústria de confecção e moda, alguns dos quais focado em consultoria para confecções de vestuário, pude identificar questionamentos comuns dos empresários. De modo geral, os problemas trazidos são sobre: planejamento, produtividade, como montar uma empresa de confecção, onde comprar matéria-prima, qual matéria-prima adquirir, onde produzir, como se estruturar no mercado etc.

Problemas comuns nas confecções de roupas

Costumo usar um linguajar muito peculiar quando se trata de problemas industriais. Digo que hoje em dia as empresas estão “doentes” em seus processos fabris e afirmo isso por que, em grande parte dos casos, há falta absoluta de Planejamento e/ou de Produtividade. Costumo dizer ainda que os problemas são os mesmos, só mudam os endereços e os autores.

Dessa forma, por meio da consultoria para confecções de vestuário, procuro apresentar a dosagem e a medicação mais eficaz para cada tipo de problema enfrentado pelo empresariado. Posso ir mais fundo e ainda ser taxativo nessa abordagem, porque já fui gestor com vínculo empregatício e, assim, entendo as necessidades de que o responsável pela produção possui.

Como gestor, docente e consultor, o mais gratificante nesses anos todos dedicados à comunidade têxtil de confecção é encontrar em eventos, palestras ou na internet pessoas que já trabalharam comigo, seja na minha própria gestão ou em cargos acima do meu, que dizem que o que consegui passar para eles os fizeram estar hoje em um nível superior do ponto de vista profissional.

Falo isso com satisfação e agradeço muito aos empresários e a todos os colaboradores da indústria de confecção e moda, com quem tenho convivido nesses 16 anos de atuação. Atuar na consultoria para confecções de vestuário e poder perceber os saltos quantitativos e qualitativos dessas empresas e, assim, impactar toda a cadeia de produção, e as pessoas e as famílias que fazem parte dela, sem dúvida, é a maior gratificação que eu poderia ter.

Se você quiser saber mais, também gravei um podcast, para explicar melhor meu trabalho na consultoria para confecções de vestuário. Ouça aqui embaixo. Grande abraço, Luiz Roberto Saraiva!

Abraços,
Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)

Comentários fechados.