Skip to main content
Comercial e Produção

Comercial X Produção

É importante você se atentar para essas duas fases em sua indústria de confecção e moda. Tanto a fase do comercial quanto a fase da produtividade, precisam estar bem alinhadas, bem juntas para que as decisões possam ser tomadas em conjunto.

Isso é fundamental, pois se essas duas fases não estejam juntas o que pode acontecer é o comercial vender mais do que a capacidade instalada da empresa.

Mais importante do que vender, é vender e conseguir entregar, ou seja, é preferível vender menos e entregar tudo no seu prazo do que vender muito, não conseguir entregar e sujar o nome e a reputação da empresa.

Para que você saiba qual o volume pode ser fabricado na sua empresa, você vai pegar a quantidade de costureiras que você tem e multiplicar pelos minutos do dia.

Você pode multiplicar por 528 que equivale a 100%, mas muitas das vezes as costureiras não trabalham 100%. Mas como exemplo pegue 10 pessoas e multiplica por 528 o que vai dar 5280 minutos, com isso, você vai dividir pelo tempo dos produtos criando um estoque de minutos.

Com isso, você vai perceber qual é a sua capacidade de produção de forma com que o comercial não vendas mais do que é possível ser produzindo.

Uma forma de se resolver isso é a terceirização que precisa ser muito bem acompanhada em seus prazos e na sua qualidade.

E ai, gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e deixe suas dúvidas nos comentários.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)