Skip to main content

ABVTEX-Cheq List e Blocos Temáticos-Dr Gestão

Cheq List e Blocos Temáticos serão utilizado nas auditorias, aonde serão abordados uma a quantidade de perguntas ao fornecedor e ao subcontratado. O eu chamamos de Blocos Temáticos são assuntos pertinentes quer são dividas em blocos de acordo com a Certificação ABVTEX.

Vou explanar descrevendo o que é exigido em cada um dos diversos blocos temáticos que são 18 blocos temáticos. Não vou descrever os 18. Vou deixar aqui o titulo dos 18 e descrever apenas três blocos temáticos.

Cada bloco temático tem uma pontuação mínima que é exigida pelo selo e na hora da auditoria será avaliada as resposta para depois ser pontuado para ganhar ou não ou não a certificação de acordo com a pontuação.

Uma das coisas que são avaliadas é o grau de atendimento da planta auditada das perguntas do cheq list e o peso dado a cada uma das perguntas. Mas também uma pontuação mínima total exigida, claro considerando o conjunto de perguntas do cheq list.

Nas auditorias o cheq list que será usado com os fornecedores e também os subcontratados, bem como a pontuação exigida em cada bloco temático e a forma de cálculo referente a essa pontuação serão disponibilizados no site.

Os blocos temáticos são compostos de 18, vou aqui descrever três blocos temáticos.

-Formalização da empresa

-Trabalho infantil

-Trabalho forçado ou análogo ao escravo

-Trabalho estrangeiro irregular

-Menores no ambiente de trabalho

-Moradia

-Liberdade de associação

-Discriminação

-Abuso e assédio

-Saúde e segurança do trabalho

-Monitoramento e documentação

-Compensação

-Horas trabalhadas

-Benefícios (somente para fornecedores)

-Monitoramento da cadeia produtiva (somente para fornecedores)

-Gestão ambiental (somente para fornecedores)

-Validação de subcontratados (somente para fornecedores)

-Subcontratados de serviços (somente para subcontratados)

Trabalho infantil empresa não deve se envolver com ou apoiar  a utilização  de trabalho infantil(menores de 16 anos),excerto como aprendiz como inclusive diz o ECA(estatuto da criança e adolescente).Porém no caso de empregar menores de 16 e 18 anos, deve ser respeitado o que está estabelecido pela legislação  brasileira(CLT-consolidação das leis do trabalho).

Moradia, a corporação não deve permitir à existência de moradia de funcionários ligados as oficinas. Caso o empregador ofereça moraria a qualquer de seus funcionários, é obrigatório que esteja formalizado no contratado de trabalho do funcionário e as condições desta moradia devem obedecer ao que está previsto em legislação.

Compensação todos os funcionários devem trabalhar de acordo  com o disposto na legislação trabalhista e também com o registro na CTPS( carteira de trabalho e previdência social).Salários e horas trabalhadas deverão ser pagos de acordo com a base legal nacional, ou conforme definido em convenção coletiva, devendo prevalecer o o amis alto.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)